quinta-feira, 22 de maio de 2014

2 Samuel: Aula 03 - Daniel Lopez

2 Samuel - Aula 03

7.1 Habitando (Hb. Yashav). Se relaciona a shuv, "retornar", teshuvah, "retorno".

7.1 Rei Davi (Hb. Hammelekh). Deus honrou o jovem que havia sido ungido aos quinze anos. Agora não é mais o fugitivo, o rebelde ou o desertor.

7.1 Descanso (Hb. Nuach). Relacionado a yanach, que pode significar "afastar-se" ou "ficar sozinho". O cargo de rei é extremamente solitário.

7.1 Inimigos (Hb. 'Oyev). Relacionado ao poste da tenda. Pode ser usado como uma lança para atacar o inimigo. O inimigo como aquele que derruba a casa (3 porquinhos; Sansão). Mas a própria casa é uma arma contra o inimigo.

7.2 Natã (Hb. Nathan). "Dar", "pôr", "colocar", "estabelecer". Relacionado a nata', "quebrar". O profeta Natã foi usado tanto para entregar benção a Davi como para quebrá-lo e quebrantá-lo espiritualmente.

7.2 Cedros (Hb. 'Erez). Relacionado às palavras "segredo" (raz), "amarrar" ('araz), "minguar", "desaparecer", "aniquilar" (razah). Davi estava dizendo: "Não suporto mais ver a arca do Senhor em uma tenda. Isso está me fazendo mal, minguar, desaparecer". A arca deveria estar em oculto, e Davi em público. Mas o que ocorria era o contrário. Davi estava em segredo (raz), protegido, e a arca ('aron) estava despida, nua, desprotegida ('arum).

7.2 Arca ('aron). Relacionado a 'arah, "colher", "reunir". Semelhante a 'or, "luz".

7.2 Tenda (Hb. yeriy'ah). Vem de Yarah, que significa "tremer", "estremecer", "desagradável", "mau", "maligno", "mesquinho", "indignar", "desagradar". O descaso com a arca do Senhor desgraçava a Davi, que concluiu o quão mesquinho havia sido o tratamento dado às coisas de Deus.

7.3 Disse Natã ao rei: Vai (Hb. ). As palavras "rei" (melek) e "vai" (yalak) possuem uma mesma origem. É como se Natã estivesse dizendo: "Vai, reina!".

7.3 Coração (Hb. Lev). "Autoridade da casa" ou "aquilo que conduz a casa". "Onde está o teu coração, aí está o seu tesouro"; "amarás o Senhor Deus de todo teu coração".

7.4 Noite (Hb. Laylah). Ideia de rolar, virar. Relacionado a lul, "caracol", "espiral", e a lula'ah, "volta", "reviravolta", "lavada". À noite, houve uma reviravolta naquilo que Natã havia dito ao rei.

Curiosamente, relaciona-se a Lilith, a coruja noturna, a bruxa do deserto.

7.5 Meu servo (Hb. Avdi). Ele deveria fazer o que Deus mandar, e não o que estava em seu coração, pois o coração do homem é enganoso.

7.6 Tenda (Hb. 'Ohel). Da raiz hal (chey + lamed), ou seja, "aquilo que me espanta e para onde sigo", aquilo que brilha e conduz os passos. Relacionado a "aleluia". Curiosamente, a tenda conduzia os passos dos israelitas em meio ao deserto através do brilho da glória de Deus quando ali se manifestava. Além disso, a brilhante luz da fogueira acesa ao lado das tendas no acampamento que orientavam os viajantes em seu retorno para casa. Jesus deixou essa luz conosco. Nos somos essa luz.

Porém, também se relaciona a Helel, a brilhante estrela da manhã, cuja luz também condiz multidões, mas para a perdição.

7.6 Tabernáculo (Hb. Mishkan). Relacionado ao verbo shakan, "habitar". Termo também polêmico, pois se relaciona a shekinah, termo que não existe na Bíblia, e se refere a Lilith.

Vejam como satanás (Helel) também busca construir na Terra sua tenda ('ohel) para emitir sua glória ('ahal) e conduzir a humanidade, e seu tabernáculo (shekinah), de modo que sua consorte, a prostituta de Babel, possa levar os homens à perdição.

7.11 Deus responde que será Ele que fará uma casa para Davi. Na verdade, "em" Davi, em sua linhagem, no seu descendente.

7.12 Descendente (Hb. Zera'). "Semente". Ao mesmo tempo, está falando de Salomão e de Jesus.

7.13 Para sempre (Hb. ad 'olam). Hebreus 1: "Teu trono subsiste pelos séculos dos séculos...".

7.14 Pai... Filho. Salomão como Jedidias (2 Samuel 12.25), e Jesus como o Filho de Deus.

7.14 Transgredir (Hb. 'Avah). Salomão transgrediu, e sofreu as consequências. Não o peso do Juízo de Deus, mas com varas de homens, ou seja, adequada à fraqueza humana.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário