segunda-feira, 27 de janeiro de 2014
A Virtude pode ser ensinada? - Bola de Neve Niterói 26/01/2014
Mateus 7.16-23
"Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons. Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo. Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai- vos de mim, os que praticais a iniquidade".
Em grego, a palavra "fruto" é Karpós, e se relaciona a airo, termo que origina a palavra areté, que significa "virtude". E a virtude está diretamente relaciona a um tipo de conduta.
1- Qual é o problema da conduta? O que torna a conduta problemática?
2- Por que não podemos resolver o problema da conduta da seguinte maneira: vamos agir da seguinte maneira, maximizando os prazeres do momento; minimizando o sofrimento; buscando o benefício pessoal; fugindo de encrencas; e garantindo que, ao final do dia, as coisas foram melhores para nós do que para qualquer outra pessoa?
3- Outro poderia dizer que a solução para o problema da conduta é o seguinte: encontrar uma comunidade que tolere as excentricidades das pessoas.
4- Por exemplo: se alguém gosta de matar seus adversários, vender drogas ou estuprar é só a pessoa arrumar um grupo que aceite esse tipo de conduta. É só ele se associar à máfia, por exemplo.
4.1 - Alex - Protagonista de "Laranja Mecânica" (Stanley Kubrick).
4.2 - Alexander- "defensor dos homens". Assim também Protágoras se julgava com seu "panton krematon metron estin antropos", ou "o homem é a medida de todas as coisas".
5- Hoje em dia ninguém quer ter outra pessoa dizendo como ela deveria viver sua vida, como deveria conduzir suas ações.
6- Essas pessoas afirmam que não existe verdade absoluta, que a moral e a ética não lidam com dados objetivos como o fazem a matemática e a geometria.
7- Bem, tal postura reflete uma posição cética e relativista diante do conhecimento. É um modo de abordar os fatos do mundo e não a única opção que existe ou a mais correta.
8- Foi diante de problemas dessa natureza que as escolas socrática e platônica tiveram que lidar.
9- Ao contrário dos sofistas, Sócrates e Platão acreditavam que existia um modo correto de viver a vida, e este modo era universal. Eles criam que existia a verdade, que havia um só Deus e que a melhor coisa que uma pessoa poderia fazer com sua vida era vivê-la de modo a preparar-se para a morte, quando suas ações seriam usadas como parâmetro para sua jornada no pós vida.
10- Alguma semelhança com outro personagem famoso?
11- Há um diálogo muito interessante de Platão em que ele aborda essa questão da conduta: Protágoras.
12- Hipócrates acordando Sócrates: Protágoras está na cidade, "ele responderá todas as nossas perguntas".
13- Esse é o melhor incentivo que Sócrates precisava para levantar da cama.
14- Sócrates faz um tipo de reverência escarnecedora ao sofista Protágoras.
15- Sócrates segue com muita cautela, pois ele sabe que está diante de uma das maiores inteligências do mundo grego.
16- Sócrates escapa dos intrincados argumentos sofísticos, imprimindo seu método dialético: ele faz as perguntas e desenvolve os raciocínios.
17- Se Hipócrates quisesse ser um mestre na medicina, com quem ele deveria estudar? Com os da Escola de Esculápio.
17- Se quisesse ser um excelente escultor? Deveria estudar com Phídias.
18- E em que área Hipócrates deveria querer ser excelente se quisesse estudar com Protágoras? Em virtude (Areté, excelência moral).
19- Sócrates: mas pode a virtude ser ensinada? O que pode ser ensinado?
20- Sócrates pergunta: a virtude é uma coleção de qualidades ou é uma coisa única.
21- É possível um homem ser virtuoso de manhã e à noite ser um monstro?
22- Ninguém pensa na virtude assim.
23- O virtuoso parece ser alguém cujas ações são guiadas por princípios universais, por uma máxima reguladora.
24- Se o virtuoso é alguém que segue um princípio universal, este princípio não pode ser aprendido pelos sentidos, pois somente permitem acesso ao particular e não ao universal.
25- Geralmente, ensinamos através da visão: isso é uma cadeira, isso é um armário, isso é uma árvore.
26- O problema é que não podemos apontar para a virtude, não podemos apontar para substantivos abstratos em si, pois eles precisam de um suporte para se manifestar.
27- Se não podemos apontar para a virtude, como poderemos ensiná-la?
28- A única maneira é apontando para um exemplo de virtude.
29- Porém, se mostrarmos um exemplo de virtude para uma pessoa que não possui o adequado conhecimento para identificá-la e apreciá-la, de nada valerá.
30- Seria semelhante a levar uma criança de um ano de idade até às Termópilas e mostrar o exemplo de Leônidas com seus trezentos, um sacrifício em favor de todo o povo, um dos maiores exemplos de coragem.
31- A criança poderia ficar animada com o brilho dos escudos e o pulo dos cavalos, mas nada entenderia da virtude daquele exemplo.
32- O conhecimento precede o aprendizado de um exemplo de virtude.
33- Para aprender sobre o que é virtude a partir do exemplo de Jesus, faz-se necessário um conhecimento prévio.
34- Esse conhecimento consiste em entender o que Jesus pensa sobre o que é uma vida virtuosa.
35- Como lemos em Mateus 7, aos olhos de Jesus, uma vida virtuosa é aquela que produz frutos.
36- O que são os frutos?
37- FRUTO - Karpós, que vem de um verbo, harpazo, que significa "ser analisado, escolhido e arrancado ou arrebatado".
"Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou (herpasen) a Filipe, não o vendo mais o eunuco" (Atos 8.39).
"Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos, foi arrebatado (harpagenta) até ao terceiro céu" (2 Coríntios 12.2).
38- Karpós (fruto) se relaciona a airo, que significa “levantar” ou “tomar”:
"Tomai (arate) sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma" (Mateus 11.29).
39- AMOR- Em hebraico, 'ahav, relacionado a 'ohad ("estar unido") e yahav ("entregar").
"Não há amor maior do que este: o dar a vida pelos seus amigos".
"Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna".
40- ALEGRIA - O homem que está verdadeiramente em união (‘achad) com Deus possui alegria (chadah) porque tem a força de uma espada afiada (chadad). Em hebraico, os termos “união” (‘achad) e “afiado” (chadad) estão relacionados.
41- PAZ- Shalom - “Estar completo” (shalam), “ter autoridade” (shaliysh), “ter primazia” (shilshom), “pagamento” ou “recompensa” (shillum).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Gostei muito
ResponderExcluirMuito bom entender mais um pouco sobre a vontade de Deus para a nossa vida. Sobre como podemos agrada-lo através do ensinamento de condulta que Ele deixou para nossa salvação, não pelas obras para que ninguém se glorie, como está escrito. Que Deus abençoe.
ResponderExcluir