domingo, 13 de maio de 2012

Resumo da pregação Culto da Família – Dia das Mães (13/05/2012) Local: Igreja Metodista de Itaipu Daniel Lopez



“E ele lhe disse: Ai, Senhor meu! Com que livrarei Israel? Eis que a minha família (‘alpiy) é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor na casa de meu pai” (Juízes 6.15).

1- Em hebraico, a palavra mais comum para família é mishpachah, que vem de shiphchah, que significa “estar unido”. Uma coisa que havia nas épocas mais prósperas do povo de Deus era união, como durante o governo de Josué.

2- Somente através dessa união, Gideão poderia derrotar os midianitas.

3- Quando a união acabou, o povo foi destruído. E a família é cerne dessa união.

4- No idioma hebraico, é a mãe que promove tal união, já que o termo ‘immah (אם) significa, literalmente, “cola”, “água forte” ou “aquele que une”.

5- É por esta razão que a Bíblia afirma que “a mulher (nashim, “aquela que empresta”, Maria como sacrifício vivo) sábia edifica (banetah, banah, “aquela que entende”) o lar” (Provérbios 14.1).

6- Para entendermos como a mulher edifica o lar, e qual o papel do pai e dos filhos nesse processo, devemos entender o que era um lar judaico antigo.

7- Para isso, analisaremos as palavras “Deus” (‘el), “família” (‘eleph), “mãe” (‘immah) e “filho” (ben) em hebraico.

8- A palavra família em hebraico (‘eleph) usada em Juízes 6.15 não é mishpachah, mas é ‘eleph, que é uma derivação da palavra Deus (‘el). Ou seja, Deus é aquele que cria e sustenta as famílias.

9- Deus é o “touro que conduz”. Ou seja, é aquele que conduz a família. Se uma família não está com Deus, ela está cega, e “um cego não pode conduzir outro cego, senão ambos cairão no abismo” (Mateus 15.14). 

10- Termos relacionados:

11- ‘Alah – “Juramento”, “maldição” – Deus é aquele que fez um pacto conosco, e nós concordamos com esse pacto. Se quebramos o pacto, surge uma maldição;

12- ‘Aluph – “Tutor”, “amigo”, “chefe”, “guia” – Depois que fazemos um pacto com Deus, ele se torna nosso guia, e nós nos tornamos amigos de Deus, como Abraão e como Jesus, quando disse: “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer” (João 15.15).

13- E Jesus disse que os amigos são aqueles que fazem a Sua vontade (João 15.14).

14- ‘Alaph – “ensinar”. Aquele que faz um pacto com Deus, e se torna amigo de Deus, passando a fazer a vontade de Deus, como a receber de Deus ensinamentos sobre o Seu caminho e sobre a sua vontade, a partir de uma renovação da mente (Romanos 12.2). Além disso, começa a ensinar às demais pessoas sobre o caminho de Deus, fazendo discípulos (Mateus 28.19).

15- ‘Eleph – “família”. Depois que a pessoa passa por essa jornada, ela se torna parte da família de Deus, pois permaneceu nos caminhos do Senhor, conheceu a verdade, foi liberto e passou pelo novo nascimento, tornando-se filho de Deus, já que crê no nome do Senhor.

16- Quando Deus (‘El) conduz a família (‘Eleph) tudo começa a dar certo, como no Salmo 1.

17- O Pai (‘Av) – “Força da casa”, “poste da tenda”.

18- A mãe (‘Immah) – “a cola da casa”, “o tecido da tenda”.

19- O filho (Ben) – “aquele que dá continuidade à casa”.

20- Quem trabalha para a construção da casa de Deus, Deus trabalha na construção da sua casa, pois está escrito: 21- “Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas” (Mteus 6.33).

21- Deus vos abençoe, em Nome de Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário