Cap 9 – A conspiração das nações e o engano dos gibeonitas
9.1 Heteus(Hb.
Cheth, “terror”); Amorreus (Hb. ‘emoriy, de ‘amar,“aquele
que torna público”); Cananeus(Hb. Kena’an “humilhado”, do Hb. Kana’, “dobrar o joelho”); Perezeus (Hb.Perizziy, “habitantes da vila”,“vilões”,
de Peraziy, “vila”); Heveus (Hb. Chivviy, “aqueles que dão a vida”);
Jebuseus (Hb. Yebusiy, )
“O terror foi tornado público, mas humilhados
foram os vilões, pois deram suas vidas para pisar”.
Ou seja, as notícias das vitórias do povo de Deus
gera terror no inimigo. Em Josué 10.2, vemos que os gibeonitas eram um povo
forte e corajoso, e sua cidade era grande, rica e importante. Assim, com medo,
eles ameaçam o povo de Deus, tornando públicas suas ameaças. Porém, estes que
dedicaram suas vidas para esmagar e destruir, serão humilhados em sua derrota.
9.2 De
comum acordo (Hb. Peh echad, “uma
boca”). Ou seja, todos falando e pensando a mesma coisa. Quem dera o povo de
Deus fosse unido assim. Cada um fala uma coisa, porque, em vez de pregarem a
Palavra, que é única, falam de seus próprios desejos e aspirações, seja porque
não conhecem a Palavra ou porque rejitaram a Palavra.
9.2 Pelejar(Hb.
Lacham, “consumir”,
“alimentar”,“devorar”, relacionado a lechem,“pão”).
O pão é feito através da massa que é batida, esmagada. Assim também é a guerra,
quando há um amontoado que se amassa. Até hoje, o inimigo busca devorar o povo
de Deus, como leão, procurando a quem tragar. Ou seja, o inimigo hoje se
alimenta da Igreja, pois esta não o incomoda, mas apenas lhe serve de alimento.
Jos 9:14 “Os homens de Israel aceitaram a comida deles,
porém não pediram conselho a Deus, o SENHOR”
No mundo espiritual, quando aceitamos a comida de
alguém estamos criando comunhão com aquela pessoa ou divindado. Nos tornamos
“companheiros”deles (do latim “com” + “panis”). Como nas festas religiosas
antigas, tanto pagãs como na própria Cia do Senhor, e em celebrações como
“Cosme e Damião”.
Os israelitas não consultaram o Senhor, e fizeram
um pacto o inimigo. Nós não sabemos o que é bom, perfeito e agradável (Rm
12.2). Por isso, uma decisão importante como aquela deveria ter feita através
de uma consulta prévia a Deus.
9.14 Aceitaram
a comida deles (Hb. va yiqchu mi
tsêyd hâm):
a) Aceitaram
(Hb. Laqach, relacionado a leqach, “aprender”). Os israelitas
aprenderam uma grande lição com este descuido.
b) Comida
(Hb. Tsayid). Não é a palavra
geralmente utilizada para comida (Hb. ‘Okhel, relacionada a leekhol, “comer”). Procede de tsud, que significa “deitar-se de
lado”,formada pela letra tsad,
“lado”,“side”, seja para dormir, para esconder-se ou para fazer uma emboscada,
ou seja, para caçar. Assim, o termo tsayid é traduzido por comida pois se trata
do fruto da caça (Hb. Tsud). Todavia,
vemos que esta comida foi um isntrumento de engano e de armadilha (Hb. Tsediyah), emboscada (Hb. Matsod), pois prenderam um israelitas e
um juramento que não deveriam ter feito. Por isso, devemos ter muito cuidado
com o que pessoas estranhas oferecem para nós, principalemte quando o objeto
oferecido é uma comida.
9.15 Aliança
(Hb. Beriyth). A beriyth é um pacto que é feito através do corte (Hb. bara’) da carne (Hb. barah), como a circuncisão e o
sacrifício de Gn. 15.10. E representa que, caso o pacto seja descumprido,
haverá maldição, corte e morte. Foi exatamente o que aconteceu em 2 Samuel
21.1-14.
10.1 Adoni-Zedeque
(Do Hb. Adon + Tsedeq, “meu senhor é justo”). O ímpio acha que, ao serviu seus
deuses, está servindo a justiça.
10.3
a) Hoão (Hb. Hoham,
“impelido por Jeovah”), rei de Hebrom
(Hb. Chebron,“associação” ou
“encantamento”): “Impelido por Jeovah, rei dos encantamentos”;
b) Pirã (Hb. Pir’am,
“jumento selvagem”), rei de Jarmute (Hb. Yarmuth,
“alturas”): “Jumento selvagem, rei das alturas”;
c) Jafia (Hb. Yaphiya’,
“brilhante”, “glorioso”), rei de Laquis (Hb. Lakhish, “invencível”);
d) Debir (Hb. Debiyr,
“Santuário”, “oráculo”), rei de Eglom (Hb. ‘Eglon,
“como um bezerro novo”). Como um deus semelhante ao bezerro de ouro (‘egel zahav), citado em Êxodo 32.4 e 1
Reis 12.28.
Jos 10:9 “Josué saiu de Gilgal e marchou a noite toda,
subindo sempre. Ele atacou de surpresa”.
Quando Deus nos mostra os planos do inimigo,
devemos atacar imediatamente, pegando-o de surpresa, como Davi fez com Golias.
Jos 10:11 E, enquanto eles fugiam dos israelitas, correndo
na descida de Bete-Horom até Azeca, o SENHOR jogou do céu grandes pedras de
gelo sobre os inimigos, e eles foram mortos. E morreram mais pessoas com essa
chuva de pedras do que no combate com os israelitas.
John Wesley nos dá um bom comentários sobre este
evento. Essas nações que haviam roubado a glória de Deus, adorando os astros,
agora são perseguidas por eles, e lavadas a sua ruína. Bete-Horom ficava a
norte de Gibeão, enquanto Azeca e Maquedá ficavam ao sul. O que mostra que eles
fugiram para todos os lados. Mas, para onde figiam, as pedras os atingiam, pois
não há como escapar das mãos de Deus.
Jos 10:12 No dia em que o SENHOR deu a vitória aos
israelitas na luta contra os amorreus, Josué falou com ele. E, na presença dos
israelitas, disse: “Sol, fique parado sobre Gibeão! Lua, pare sobre o vale de
Aijalom! ”
Movido pelo Espírito Santo, e por um zelo para
com a obra de Deus, desejando aniquilar o inimigo, Josué pronuncia essa
aparente loucura na frente de todos, para que fossem testemunhas.
Jos 10:40 Assim Josué conquistou toda aquela terra.
Derrotou os reis que moravam nas montanhas, na região sul, nas planícies e ao
pé das montanhas. Ele não deixou ninguém vivo; todos foram mortos. Era isso o
que o SENHOR, o Deus de Israel, havia mandado.
O final do versículo mostra que os israelitas
executaram uma ordem divina ao destruir completamente o povo.
A Causa da Destruição
Jos 11:19 Nenhuma dessas cidades fez acordos de paz com
Israel, a não ser Gibeão, onde moravam alguns heveus. As outras cidades foram
tomadas na guerra.
Jos 11:20 O SENHOR Deus fez com que os moradores
dessas cidades teimassem em lutar contra o povo de Israel, para que, assim,
fossem completamente destruídos e mortos sem dó nem piedade. O SENHOR havia
ordenado isso a Moisés.
A Derrota
dos Gigantes e os remanescentes entre os filisteus
Jos 11:21 Nessa ocasião Josué foi
e acabou com os gigantes anaquins que viviam nas montanhas: em Hebrom, Debir,
Anabe e em toda a região montanhosa de Judá e de Israel. Josué acabou
completamente com eles e destruiu as suas cidades.
Jos 11:22 Nenhum dos anaquins ficou na terra de
Israel. Somente alguns continuaram a viver nas cidades de Gaza, Gate e Asdode.
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