Juízes – Aula 09
1- Juízes 13.24. Sansão (Hb. Shimshon, “semelhante ao sol” ou
“pequeno sol”). Se relaciona ao termo shamash
(“servo”), por isso, pode significar também “pequeno servo”.
2- Todavia, o nome Sansão (Shimshon)
também se relaciona com a palavra shammah,
que significa “destruir”, “desolar”.
3- Este era o ministério para o qual
Sansão foi chamado: destruir o filisteus, ou seja, “desfazer (Gr. luo) as obras do inimigo” (1 João 3.8).
4- Por isso, era necessário que ele fosse nazireu.
5- Lei do Nazireu – Números 6.1-21.
6- Nazireu (Hb. Nazir, “consagrado”,
“separado”, “príncipe”). Vem da palavra nazar,
que significa “abster-se”, pois o nazireu se abstinha de comidas, bebidas e
coisas impuras.
7- Também se relaciona como termo nezer,
que significa “coroa” (além de keter).
Isso porque o cabelo do nazireu era símbolo de sua consagração a Deus.
8- Juízes 13.5. Em hebraico, a palavra “navalha” (morah)
se relaciona ao termo “rebelião”. Ou seja, quando o Anjo disse que sobre a
cabeça de Sansão não deveria passar navalha (morah), ele estava anunciando que, enquanto mantivesse seu cabelo e
não se rebelasse contra as leis de Deus, nenhuma fraqueza viria sobre ele.
9- Juízes 13.5. Livrar
(Hb. yasha’, quase que o nome de
Jesus, yehoshua’).
10-
Cap.14.
Sansão era um homem impulsivo e violento. Seus inimigos, os filisteus, também
eram violentos e cruéis (15.6).
11-
Mas em tudo aquilo, a vontade de Deus estava sendo
feita (14.4), para que o Senhor pudesse livrar seus povo dos filisteus.
12-
Sansão começa seu ministério (“destruir os filisteus”)
em Timna (Hb. timnah, “porção”,
relacionado a Manah, “enumerar”, e a min,
“contar”). Ou seja, Timna era local de “prestar conta” de toda a maldade que os
filisteus haviam feito com Israel.
13-
Juízes 14.5. O inimigo estava furioso com
Sansão, pois este estava prestes a causar um grande estrago no reino das trevas.
14-
Segundo a lei dos nazireus, Sansão nunca poderia ter
passado perto de uma plantação de uva.
15-
Depois dessa brecha, satanás arma uma ocasião
favorável para atacá-lo.
16-
“Chegando às
vinhas de Timna” (vayabo’u ‘adh karmey timnatah), ou
seja, “chegando ao testemunho
das vinhas de Timna”.
17-
As vinhas testemunharam a imprudência de Sansão, cujo
erro permitiu que o leão o atacasse daquela maneira.
18-
Este foi o primeiro deslize de Sansão, sua primeira
grande afronta e a primeira vez que Deus levou em consideração seu erro.
19-
Juízes 14.8. Sansão saiu da
estrada, ou seja, se desviou de seu caminho.
20-
Enxame (Hb. ‘adath).
Pode significar “passou” (como em Daniel 4.31).
21-
Ou seja, neste momento, Sansão ultrapassou a linha,
passou além do limite da santidade. Mas Deus teve misericórdia com ele, pois,
como está escrito, “as misericórdias do Senhor são a causa de nós não sermos
consumidos”.
22-
Juízes 15.16. “Jumento” (chamor). “Montões” (chamorah).
Paz Daniel, não achei a aula oito, provavelmente sobre Jefté, tem como disponibilizar por favor
ResponderExcluirótimo trabalho
fique com Deus
Paz do Senhor, estou seguindo o estudo, onde esta a aula 8 de Juizes...por favor...
ResponderExcluirDeus continue abençoando sua vida...
Muito bom gostei muito.
ResponderExcluirMuito bom
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