Juízes – Aula 10
1- Juízes 16.4. Vale de Soreque (Hb. nachal soreq, “herança do vinho”).
Comparar com Provérbios 20.1; 23.31-32; 31.1-7.
2- Dalila (Hb. Deliylah, procede de dal. Significa “fraca”, “frágil”, “oprimida”,
“debilitada”, “aquela que faz descer”).
3- Ou seja, quando o forte Sansão se
envolveu com a fraqueza, acabou tornando-se fraco.
4- Devemos ter cuidado com quem nos envolvemos, pois corremos o risco de
enfraquecermos nessa relação.
5- Dal “que se balança”, como um pobre doente que anda sem rumo. Se relaciona
a daleth, “porta”. Neste caso, uma porta de entrada para o mal.
6- A palavra “Dalila” (דּלילה) é muito semelhante ao termo hebraico para “noite”
(לילה - layelah). A diferença é uma
única letra.
7- Ou seja: a fraca enfraqueceu o forte, e a noite apagou o brilho do sol.
8- Juízes 16.5. Os reis dos filisteus perceberam que a força de Sansão era
desproporcional a seu porte físico. Assim, julgaram que sua força deveria
proceder de algum amuleto ou encantamento.
9- A pessoa que Sansão amava o vendeu por mil e cem barras de prata. Um dos
discípulos amados de Jesus o vendeu o por trinta moedas de prata.
10-
Tendões (yether). Cordas (aboth).
11-
Sete tranças (shebha’ machlephoth).
12-
Em hebraico, a palavra sete (sheba’) é
muito semelhante ao termo para “jurar”
(shaba’), pois os juramentos eram
geralmente repetidos sete vezes.
13-
Quando Sansão deixou que Dalila cortasse suas tranças,
ele estava abrindo mão de sua aliança com Deus.
14-
O mistério é que nos parece que ele deliberadamente
deixou que ela cortasse seu cabelo e o enfraquecesse.
15-
Curiosamente, Cristo, de forma semelhante,
enfraqueceu-se a si mesmo (a kenosis,
Filipenses 2.6), para encarnar e morrer na cruz, de modo que, assim, conseguiu
invadir o quartel general do inferno e implodi-lo de dentro para forma. Alguma
semelhança com a história de Sansão?
16-
Juízes 16.7. Navalha (Hb. morah). Em
hebraico, essa palavra se relaciona com “medo” (mora’), “triturar” (morag),
“abismo” (morad, Miquéias 1.4), “mestre”
(moreh), “Moriá” (“escolhido por
Jeovah” – onde Abraão levou Isaque para ser sacrificado e onde Salomão edificou
o templo, na eira de Araúna – 2 Samuel 24 e 1 Crônicas 21).
17-
O mestre (moreh) Jesus, de forma semelhante, ao
esvaziar-se, foi tomado por um grande terror (mora’), foi triturado (morag)
nas mãos dos romanos e foi sacrificado no Monte Moriá (moriyah). Através disso, chegou ao abismo (morad), onde destruiu o poder das trevas.
18-
Juízes 16.21. Os filisteus vazaram os olhos
de Sansão, pois não sabiam que ele tinha perdido definitivamente sua força.
19-
Além disso, ele que fora seduzido pelo olhar, buscando
satisfazer seus prazeres com as mulheres estranhas, está agora privado de tal
faculdade.
20-
Isso nos lembra da seguinte passagem: “Se o teu olho
direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te convém que se perca
um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno” (Mateus
5.29).
21-
O fizeram descer. Assim, aquele que é chamado de “sol” foi reduzido às trevas, ao poço
do inferno, o quartel general do inimigo, ao templo de Dagom, que representa o
inferno. Assim como Jesus, que foi à mansão dos mortos e levou cativo o
cativeiro.
22-
Gaza (‘azzah, “poderosa”). Era a
cidade mais forte dos filisteus, onde ele seria bem guardado, e perto do
litoral, assim, afastada do povo de Sansão. Foi, também, o local onde Sansão
cometeu seu primeiro grande pecado (Juízes 16.1).
23-
Cadeias de bronze (Hb. nechushtaim, plural de nechosheth). Em hebraico, soa semelhante
à palavra “serpente” (nachash). Ou
seja, essas eram cadeias malignas.
24-
Juízes 16.22. O cabelo (se’ar) voltou a crescer. Em
hebraico, a palavra “cabelo” (se’ar) pode ser traduzida como (sha’ar) “abertura”, “porta”, “portão”, “portal”,
ou “dividir” (sha’ar).
25-
Ou seja, a volta do cabelo se Sansão representou a
possibilidade de reabertura de seu canal de comunicação com Deus.
26-
Pode também ser lida como (sa’ar) “tempestade” ou “terror”. Assim, a grande tempestade que os
filisteus tanto procuraram evitar está prestes a vir sobre eles com uma
violência nunca antes vista.
27-
Sansão foi conduzido pelos próprios filisteus ao
quartel general do inimigo. Vemos, assim, que Deus é o verdadeiro estrategista
de guerra.
28-
Jesus, de forma semelhante, foi conduzido ao quartel
general do inimigo pela própria morte.
29-
Juízes 16.23. O local era o templo de Dagom
(Hb. dagon, de dag, “peixe”, relacionado a dagan,
“cereal”, “milho”). Deus da fertilidade.
30-
Juízes 16.25. Em meio às duas colunas. Nos
lembram as colunas (1 Reis 7.21) Jaquim
(“ele estabelecerá”) e Boaz (“em sua
força”). Só há duas colunas verdadeiras, as do templo de Salomão. As do templo
de Dagom devem ser destruídas.
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