sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Mergulhando na Palavra - Rute: Aula 01




1-    1.1 Nos dias que julgavam os juízes. Uma época em que o povo oscilava entre servir o Deus e servir os ídolos, que são os demônios.
2-    O pecado acumulado durante anos produz suas consequências, como já havia sido anunciado:

“Porém, se vocês não obedecerem a todos os meus mandamentos, se rejeitarem as minhas leis, se desprezarem as minhas ordens e se quebrarem a aliança que fiz com vocês, então eu os castigarei. Mandarei desastres, e doenças, e febres que abalam a saúde e enfraquecem o corpo. Não adiantará nada semear os campos, pois os inimigos é que comerão as colheitas. Ficarei contra vocês e deixarei que sejam derrotados pelos inimigos. Eles os dominarão, e vocês fugirão mesmo quando ninguém os perseguir. Porém, se nem assim vocês me obedecerem, mas continuarem a pecar, eu mandarei um castigo sete vezes pior. Acabarei com o seu poder, de que vocês se orgulham; não mandarei chuva, e o chão ficará duro como ferro. Não adiantará nada vocês trabalharem e se cansarem; os campos não produzirão colheitas, e as árvores não darão frutas” (Levítico 26.14-20 ).

3-    Assim, a terra que “mana leite e mel” (Êxodo 3.8) fica sem alimento, e a “casa do pão” (Belém, beyth lechem) não produz mais seus mantimentos.
4-    Alguma semelhança com o Brasil? Um país que possui as maiores riquezas do mundo, a 6ª economia do mundo, mas o 84º em desenvolvimento humano e social.
5-    Abismo social e injustiça social: sinônimos do Brasil. Só não vê que não quer.
6-    Isso é um sinal de que o Messias está chegando, com seu exército, para uma grande batalha: quando até mesmo na “casa do pão” não existe alimento, ou seja, quando nas Igrejas, onde deveria existir o maná da Palavra de Deus, não há nutrição.
7-    A Palavra de Deus está em extinção, como tenho dito há muito tempo.
8-    Paul Washer também tem sido uma voz profética denunciando o falso Evangelho que tem sido pregado.
9-    Voltando ao livro de Rute. Como a atividade dos juízes não havia conseguido fazer com que o povo retornasse aos caminhos do Senhor, Ele envia a fome, para refrear a luxúria e os desejos pecaminosos daquele povo.
10-                     Deus está confeccionando o Ungido, o Messias, o Salvador, que resolveria definitivamente aquele problema.
11-                     Davi é o eminente precursor do Messias. Este deveria sair de Judá, como está escrito: “O cetro não se arredará de Judá, nem o bastão de entre seus pés, até que venha Siló; e a ele obedecerão os povos” (Gênesis 49.10).
12-                     Por isso, neste momento da história, a Bíblia deixa de falar sobre as tribos de Dan, Efraim e Benjamin e se volta para a tribo de Judá.  
13-                     Deus busca uma mulher na tribo de Israel que fosse digna de gerar o Messias. Mas não a encontra. Para isso, Ele envia, através da fome, Noemi para buscar Rute na terra do moabitas.
14-                     Infelizmente, isso é comum. Por vezes, Deus não encontra ninguém em meio de seu povo que esteja preparado para exercer uma missão:

“Na verdade vos digo que muitas viúvas havia em Israel no tempo de Elias, quando o céu se fechou por três anos e seis meses, reinando grande fome em toda a terra; e a nenhuma delas foi Elias enviado, senão a uma viúva de Sarepta de Sidom. Havia também muitos leprosos em Israel nos dias do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o siro” (Lucas 4.25-27).

15-                     Isso é muito triste, mas é a realidade de hoje. A seara é grande, mas poucos são os trabalhadores.
16-                     Deus está buscando homens e mulheres valorosos nos lugares mais inesperados. As pedras estão clamando!
17-                     Depois da cananeia Raabe, agora outra estrangeira se torna uma mulher valorosa aos olhos de Deus: Rute (Hb. Ruth, “amiga”).
18-                     Deus estava procurando uma amiga. Mas não encontrou nenhuma em meio a seu povo. A encontrou dentre os moabitas.
19-                     Deus havia encontrado um amigo na terra de Ur dos caldeus: “Ora, Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça; e: Foi chamado amigo de Deus” (Tiago 2.23).
20-                     Agora, Deus encontra uma amiga na terra de Moabe.
21-                     1.1 Morar na região de Moabe. Enquanto havia escassez em Israel, e inclusive em Belém (“casa do pão”), havia plenitude em Moabe (Hb. mo’ab, “do pai”).
22-                     Por vezes, o ímpio é mais próspero que o temente, pois a cobrança é maior para o que conhece a Deus, já que a quem muito é dado, muito lhe será cobrado (Lucas 12.48).
23-                      É por esta razão que haverá maior juízo para os falsos cristãos do que para os moradores de Sodoma e Gomorra: “Em verdade vos digo que menos rigor haverá para Sodoma e Gomorra, no Dia do Juízo, do que para aquela cidade” (Mateus 10.15).
24-                     Vejam que Elimeleque levou sua família para Moabe, que significa “do pai”.
25-                     Muitos homens de Deus, em momentos de desespero, vislumbram uma solução que julgam ser “do pai”, mas que será a causa de sua ruína.
26-                     Moabe era uma terra amaldiçoada por Deus.

“Nenhum amonita ou moabita, até a décima geração, fará parte do povo de Deus, o SENHOR. Eles ficarão de fora porque, quando vocês estavam saindo do Egito, eles não lhes deram comida nem água. E também porque pagaram Balaão, filho de Beor, da cidade de Petor, na Mesopotâmia, para amaldiçoar vocês” (Deuteronômio 23.3-4).

27-                     Elimeleque, ao levar sua família para lá, peca contra Deus. Seus filhos também pecam, ao casarem com mulheres estrangeiras.
“O SENHOR entregará esses povos nas suas mãos, e vocês os atacarão e destruirão completamente. Não façam nenhum acordo de paz com eles, nem tenham pena deles. Não casem com essa gente, nem vocês, nem os seus filhos ou as suas filhas, pois esses povos farão com que os seus filhos rejeitem a Deus e adorem outros deuses. Aí o SENHOR Deus ficará irado com vocês e os destruirá de uma vez” (Deuteronômio 7.2-4).

28-                     Todos que pecaram morreram, como está escrito: “o salário do pecado é a morte” (Romanos 6.23).
29-                     1.2. O versículo dois apresenta os nomes dos personagens, e respectivamente, seu caráter, pois o nome expressa o caráter.
30-                     Elimeleque (Hb. eliymelech, “meu Deus é rei”); Noemi (Hb. noomıy, “minha doçura”); Malom (Hb. machlon, “enfermidade”); Quiliom (Hb. chilyon, “desfalecimento”).
31-                     Elimeleque e Noemi foram escolhidos por Deus devido a sua dignidade e reconhecimento de Deus é o verdadeiro rei.
32-                     Todavia, Elimeleque se afasta de Deus quando procura ajuda em Moabe, e seus filhos pecam quando se casam com mulheres moabitas.
33-                     Deus, porém, estava no controle de tudo aquilo, pois ele já conhecia Rute e a havia escolhido para continuar a linhagem que daria origem tanto ao Rei Davi como a Jesus.
34-                       Após a morte de seu marido, Noemi deposita sua confiança em seus filhos, acreditando que, casando-os com mulheres estrangeiras, garantiria um bom futuro para sua família na terra dos moabitas.
35-                     Todavia, ambos seus filhos morreram antes que pudessem gerar descendentes.
36-                     Agora, quem poderá consolá-la? Somente o Senhor!

“Eu sei que você sabe fazer despachos e que as suas feitiçarias são poderosas; mas tudo isso não adiantará nada. De repente, no mesmo dia, você vai ficar viúva e vai perder os filhos” (Isaías 47:9)

“Você sofreu duas desgraças: a sua terra foi arrasada pelos inimigos, e a guerra e a fome mataram os seus moradores. Quem tem pena de você? Quem procura consolá-la?” (Isaías 51:19).
37-                     1.4 O nomes das esposas revelam seu caráter. Orfa (Hb. orpah, “a que volta as costas”, Rute 1.14); Rute (Hb. ruth, “a amiga”).
38-                     1.6 Deus ajudou o povo, dando-lhe boas colheitas. Segundo o Targum, Deus teve misericórdia do povo devido à justiça do juiz Ibsã e às orações do pio Boaz.  
39-                     O Targum compreende traduções, paráfrases e comentários em aramaico da Bíblia hebraica (Tanakh) escritas e compiladas em Israel e Babilônia, da época do Segundo Templo até o início da Idade Média, utilizadas para facilitar o entendimento aos judeus que não falavam o hebraico como língua mãe, e sim o aramaico.
40-                     Os dois targumim mais conhecidos são o Targum Onkelos sobre a Torá e o Targum Jonatã ben Uziel sobre os Nevi'im (profetas).





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