sexta-feira, 14 de junho de 2013

1 Samuel – Aula 14



1-    16.10 Não escolheu (Hb. bachar). O termo hebraico para “escolher” (bachar) está diretamente relacionado a:

a)    “Testar”, “sondar”, “examinar” (bachan – Salmo 17.3);
b)   “Torre” (bachan – Isaías 32.14); “provar” (bochan – Isaías 28.16 – conexão com o Messias, ver o versículo);
c)    “Agradar” (bachar, Gênesis 6.2);
d)   “Juventude” (Eclesiastes 11.9);
e)   “Oferecer” (debach – Esdras 6.3);
f)     “Sacrifício” (debach – Esdras 6.3);
g)    “Sacrificar” (zabach – Números 22.40);   

2-    16.11 Está apascentando ovelhas. Ou seja, “está ocupado, pois as ovelhas não podem ficar sozinhas”, ou “está longe, vai demorar muito para que chegue aqui”. Samuel já dá logo um corte: “Não comeremos enquanto ele não chegar”.
3-    16.11 Moisés também era apresentado como um pastor de ovelhas (Êxodo 3.1).
4-    16.12 Ruivo (Hb. 'admônı̂y). O que o tornava belo, mas não robusto, algo que o faria ser desprezado por Golias como soldado.  
5-    16.13 No meio (Hb. beqerev) Soa muito semelhante a “no ataque” (baqrâv - 2 Samuel 17.11).
6-    16.13 No meio de seus irmãos. Ou seja, de forma secreta, não publicamente.
7-    16.13 Daquele dia em diante. Ou seja, o Espírito não o usava ocasionalmente, mas estava permanentemente com ele.
8-    Deus chamou para o serviço e ele mesmo ofereceu as ferramentas necessárias pelo poder do Espírito Santo.
9-    Observe que o chamado de Davi era muito duro. A partir do dia em que foi ungido a guerra, a traição, a violência, a perseguição e a injustiça fizeram parte de seu dia a dia.
10-                     16.14 Se retirou (Hb. sarah). Soa muito semelhante com “teimosia” (Dt 19.16) e com “mal humorado”, “triste” ou “chateado” (1 Reis 21.5).
11-                     16.14 Se retirou de Saul. Em contraste com o versículo anterior, em que o Espírito entrou em Davi, aqui vemos o Espírito sair de Saul.
12-                      16.14 Espírito maligno (Hb. ruach ra’ah). A expressão “maligno” (ra’ah) soa parecido com “pastor” (ro’eh – 1 Samuel 17.34). Ou seja, aquele espírito estava “pastoreando” Saul.
13-                     16.14 Atormentava (Hb. ba’ath).
14-                     16.16 Tocar (Hb. menaggên, de nagan). O curioso é que, em hebraico, a palavra “tangedor” (nagan) se relaciona com os termos “manhã” (nogah, Daniel 6.19), “luz”, “resplandecer”, “brilhar” (nagah, 2 Samuel 22.29, Jó 18.5, Jó 22.28), “resplendor” (negohah, Isaías 59.9), “aurora” (Provérbios 4.18) e “levar”, “conduzir”, “guiar” (nahag, Gênesis 31.18; Deuteronômio 4.27; 2 Samuel 6.3).
15-                     O instrumentista (nagan) é capaz de trazer a luz (nogah) divina e o resplendor (negohah) da glória de Deus através das notas musicais tocadas.
16-                     Assim, se estabelece, através da música, um canal de comunicação espiritual, e o Senhor passa a guiar, conduzir e levar (nahag) o homem à compreensão do caminho, da verdade e da vida (João 14.6), pois “Deus habita em meio aos louvores” (Salmos 22.3).
17-                     16.16 Harpa (Hb. kinnor). Relacionado a nir (“lâmpada” – Êxodo 25.37) e a nur (“fogo” – Daniel 3.6).
18-                     16.18 Conheço (Hb. râ'iythiy, de ra’ah). Ou seja, “vejo”. Geralmente se usa o verbo yada’ para “conhecer”.
19-                     16.18 Forte (Hb. ghibbor).
20-                     16.18 Valente (Hb. chayil).
21-                     16.18 Homem de guerra (Hb. 'iysh milchâmâh). Vem de lacham (“batalha”), relacionado a lechem, “pão”, pois sua fabricação consiste na mistura entre farinha e água que depois é apertado e batido, como se fosse uma guerra.
22-                      Davi é natural de beiyth lechem, ou seja, Belém, a casa do pão.
23-                     16.18 Sisudo em palavras (Hb. nevon dâvâr). A expressão nevon vem, de biyn, “discernir”. Ou seja, “que discerne bem as palavras”, “que fala bem”.
24-                     16.18 Aparência (Hb. to’ar). Raiz vem de (Rt), “marca na cabeça”. Soa semelhante com a expressão “amaldiçoar” (ta’or).
25-                     16.18 E o Senhor está com ele (Hb. vayaweh ‘immo). Essa, entre todas, é sua maior virtude, e aquela que causa maior espanto perante os inimigos.
26-                     A expressão soa semelhante com “e Yaweh é seu povo” (‘ammo – Gênesis 49.16).  
27-                     16.20 A grande quantidade de bens enviados a Saul mostra que Jessé era um homem de posses.
28-                     Curiosamente, o rei que foi rejeitado busca, sem saber, auxílio do rei que foi recentemente ungido.
29-                     Davi foi escolhido não apenas por Deus, mas também por Saul.
30-                     Davi, porém, seria rejeitado, assim como Cristo e seus verdadeiros filhos.
31-                     Apesar de rejeitados e perseguidos, somos o sal da terra e a luz do mundo, e a única coisa que impede a humanidade de cair em total apodrecimento.






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