quinta-feira, 22 de maio de 2014

2 Samuel: Aula 04 - Daniel Lopez

2 Samuel - Aula 04

7.11 Deus responde que será Ele que fará uma casa para Davi. Na verdade, "em" Davi, em sua linhagem, no seu descendente.

7.12 Descendente (Hb. Zera'). "Semente". Ao mesmo tempo, está falando de Salomão e de Jesus.

7.13 Para sempre (Hb. ad 'olam). Hebreus 1: "Teu trono subsiste pelos séculos dos séculos...".

7.14 Pai... Filho. Salomão como Jedidias (2 Samuel 12.25), e Jesus como o Filho de Deus.

7.14 Transgredir (Hb. 'Avah). Salomão transgrediu, e sofreu as consequências. Não o peso do Juízo de Deus, mas com varas de homens, ou seja, adequada à fraqueza humana. Jesus tornou-se maldição por nós, e sofreu o peso do pecado da humanidade.

7.14 Pai ('Av). "Sustentação da casa".

7.14 Filho (Hb. Ben). "Continuidade da casa". Banah ("construir"). Boneh ("construtor").

7.15 Misericórdia (Hb. Chesed). Curiosamente, também pode significar "reprovação" ou "vergonha". Ideia de baixar a cabeça em sinal de carinho ou em reprovação. "Elohi, lammah sabactani". Jesus reprovado.

7.15 Apartará (Hb. Sur). Pode significar "dominar", "príncipe", "lutar". A misericórdia e a reprovação fazem com que Deus não se aparte do homem, e torna o servo fiel provado e aprovado um príncipe, preparado para lutar e para dominar. Assim ocorreu com Davi e assim também ocorre com todo servo fiel.

7.19 Instrução (Hb. Torah). "Viajar de fronteira a fronteira". Relaciona-se a "tour", "turismo". Fazer a jornada. A lança que é a referência, como o mastro do navio, a seta que indica o caminho.

7.23 Resgatar (Hb. Padah). Pei ("boca", ideia de abrir) + daleth ("porta"). Ou seja, abrir a porta. Relacionado a 'aphad, "cingir", "vestir uma orla sacerdotal". Deus resgatou Davi, o redimiu e deu-lhe vestes sacerdotais. Assim também aconteceu conosco, por meio de Jesus. Conceito repetido várias vezes nesta oração de Davi.

7.26 Estabelecida (Hb. Kun). Outro conceito repetido várias vezes nesta oração de Davi. Caf ("mão aberta") + nun ("semente") = "abrir semente". Origina a palavra kohen, "sacerdote". Relaciona-se a Ken, "cargo", "surporte", "firme". A casa de Davi foi estabelecida sobre todos estes critérios. Inclusive a unção sacerdotal, advinda da ordem de Melquisedeque.

8.1 Feriu (Hb. Nakah). Verbo que aparece várias vezes neste capítulo. A raiz é formada pelas letras "nun" ("semente") e caf ("palma da mão"). Algumas sementes eram seguradas nas mãos e esmagadas com o polegar com o fim de criar um tempero em pó. Reduzir a pó. O pó se transforma em tempero e especiaria. Relacionado a nekoth ("tesouro"), makkah ("praga"), 'anak ("prumo", "retificar"), tanuk ("lóbulo da orelha", "puxão de orelha").

8.1 Filisteus (Hb. Pelishtiy). "Imigrantes", "moradores temporários". Vem de palash, "revólver na cinza em sinal de luto". Descendentes de Mizraim (pai dos egípcios) e que migraram da ilha de Creta a região de Canaã. Creta como local de criação de Zeus, que representa Lúcifer. Rei Minos, Minotauro, bestialidade, o robô de bronze Talos, que protegia a ilha.

8.1 Metrópole (Hb. Metheg ha-'Ammah). "Cidade-mãe", "controle-mãe", "autoridade-mãe". Metheg, "freio de animais", "cabresto", "controle". 'Ammah, "mãe", "cola". Trata-se da cidade de Gate e suas cidades satélites, que por anos oprimiram Judá, a terra-natal de Davi.

8.2 Moabitas (Hb. Mow'ab). "Do seu pai". Quem era o pai? Era Ló, em hebraico, loth, união de lamed ("cajado", "autoridade") + tet ("balde"), "autoridade contida", "conter a autoridade", por isso, relaciona-se à palavra "segredo", "encantamento", "mistério" (Hb. Lat). Relaciona-se a lata'ah ("lagarto"). Relacionado a lahat, ("consumir", "devorar"). O diabo, o pai da mentira.

8.2 Deitar.. Mediu. A crueldade de Davi é explicada no Midrash pelo fato de que os moabitas mataram os familiares do rei que haviam ficado exilados em Moabe (1 Sm 22.4). Não se esqueçam que Davi era descendente dos moabitas, através de Rute, sua bisavó.

Nesta passagem, há o cumprimento da profecia de Números 24.17: "Vê-lo-ei, mas não agora; contemplá-lo-ei, mas não de perto; uma estrela procederá de Jacó, de Israel subirá um cetro que ferirá as têmporas de Moabe e destruirá todos os filhos de Sete".

8.3 Hadadezer (Hb. Hadad'ezer). "Hadade - rei de Edom - é a salvação", "o glorioso é a salvação".

8.3 Reobe (Hb. Rechov). "Lugar amplo". Relacionado a rechav, "soberbo", "orgulhoso", "cobiçoso", "inflado". Esse rei foi derrotado por Davi exatamente quando tentou expandir o seu reino para além do Eufrates, em um surto de cobiça que o conduziu à derrota.

O termo é usado no Salmo 101.5: "Ao que às ocultas calunia o próximo, a esse destruirei; o que tem olhar altivo e coração soberbo - rechav levav - , não o suportarei".

8.3 Zobá (Hb. Tsowba'). "Parada".

8.5 Siros (Hb. 'Aram). "Exaltado", "elevado", "vaidoso", "arrogante". Relacionado a remiyah, "mentira", "engano", "dolo", "fraude", "ocioso", preguiçoso".

8.15 Todo (Hb. Kol). Em hebraico, união de kaph ("mão fechada", ideia de "dobrar") + lamed ("laço", "corda", "cajado", "conduzir", "autoridade"). Ou seja, "dobrar-se à autoridade". Depois que Davi se curvou à autoridade divina, e foi aprovado pelo Senhor, Deus o colocou em pleno reinado e autoridade.

Relacionado a yakol, "poder", "ser capaz", "suportar", "persistir", "prevalecer".

A expressão aparece duas vezes neste versículo: "todo israel" e "todo o seu povo". Aquilo que havia acontecido somente em parte, agora acontece em competido.

8.16 Joabe, filho de Zeruia (Hb. Yow'ab). "Yaweh é pai, filho do bálsamo". Zeruia (Hb. Tseruwyah, "bálsamo", irmã de Davi).

Chefe do Exército (Hb. Tsaba'). Vem de tsab, união de tsad, "lado" e beiyth, "casa". O lado da casa, a força da tenda, a parede de proteção.

8.16 Josafá (Hb. Yehowshaphat, "Yahweh julgou"). Ailude (Hb. 'Achiyluwd, "Irmão da criança", "meu irmão é uma criança"). Cronista (Hb. Zakar).

8.17 Zadoque, filho de Aitube ("justo, filho do irmão da bondade").

Aimeleque, filho de Abiatar (Hb. "Meu pai é rei, filho de meu pai é grande"). Sacerdotes (Hb. Kohen).

Seraías (Hb. "O Senhor é governante"). Escrivão (Hb. Saphar).

8.18 Benaia, filho de Joiada (Hb. "Yahweh edificou, filho de Yahweh sabe"). Comandante da guarda real ("queretitas e peletitas"). Soldados estrangeiros vindos da ilha de Creta.

8.18 Filhos de Davi (Hb. Bnei David). Ministros (Hb. Kohaniym).






















Nenhum comentário:

Postar um comentário