sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Desvendando o Kardecismo

“Antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós”. 1 Pedro 3.15 

1- O que é “igreja”? 

2- Igreja, em grego, é ekklesia, fruto da união entre ekkalein, “chamar para fora”, composto por ek (“fora”) + kalein (“chamar”). 

3- A expressão ekklesia pode ser traduzida de duas maneiras: “chamar os de fora para dentro” e “chamar os de dentro para que saiam para fora”. 

4- Este é o cerne da Igreja: trazer pessoas para a Igreja, depois prepará-las para que saiam e tragam mais pessoas a conhecer o Senhor. 

5- Todavia, para chamarmos os de fora para dentro devemos estar “preparados para dar a razão de nossa fé a todo aquele que nos pedir” (1 Pedro 3.15). 

6- É importante conhecermos as doutrinas que circulam pelo mundo, para que possamos responder com firmeza e convicção todas as objeções que são feitas à nossa fé. 

7- Uma das doutrinas que procuram contestar os principais fundamentos da fé cristã é a doutrina espírita. 

8- Eles contestam a divindade de Cristo, a trindade, a existência do inferno, a encarnação, a expiação pelo sacrifício e a necessidade de salvação. 

9- Temos muitos argumentos a favor da verdade das doutrinas cristãs e da falsidade das doutrinas kardecistas. 

10- O kardecismo afirma que Jesus não era Deus, mas apenas um espírito iluminado. 

11- Todavia, a Bíblia é explícita ao afirmar a divindade de Cristo: 

12- “Também sabemos que o Filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus (alethinós theós) e a vida eterna” (1 João 5.20). 

13- “E, quanto aos anjos, diz: O que de seus anjos faz ventos e de seus ministros, labareda de fogo. Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos, cetro de equidade é o cetro do teu reino” (Hebreus 1.7-8). 

14- Kardec estimulou os homens a consultarem os espíritos dos mortos. A Bíblia, porém, proíbe com veemência esta prática, chegando a puni-la com a pena de morte: 

15- “Não procurem a ajuda dos que invocam os espíritos dos mortos e dos que adivinham o futuro. Isso é pecado e fará com que vocês fiquem impuros. Eu sou o SENHOR, o Deus de vocês” (Levítico 19.31). 

16- “Se alguém procurar a ajuda dos que invocam os espíritos dos mortos e dos que adivinham o futuro, eu ficarei contra essa pessoa por causa desse pecado e a expulsarei do meio do povo” (Levítico 20.6). 

17- “Quando vocês tomarem posse da terra que o SENHOR, nosso Deus, está dando a vocês, não imitem os costumes nojentos dos povos de lá. Não ofereçam os seus filhos em sacrifício, queimando-os no altar. Não deixem que no meio do povo haja adivinhos ou pessoas que tiram sortes; não tolerem feiticeiros, nem quem faz despachos, nem os que invocam os espíritos dos mortos. O SENHOR Deus detesta os que praticam essas coisas nojentas e por isso mesmo está expulsando da terra esses povos, enquanto vocês vão tomando posse dela” (Deuteronômio 18.9-12). 

18- “Algumas pessoas vão pedir que vocês consultem os adivinhos e os médiuns, que cochicham e falam baixinho. Essas pessoas dirão: ‘Precisamos receber mensagens dos espíritos, precisamos consultar os mortos em favor dos vivos!’. Mas vocês respondam assim: ‘O que devemos fazer é consultar a lei e os ensinamentos de Deus. O que os médiuns dizem não tem nenhum valor’” (Isaías 8. 19-20). 

19- “Sim, os vivos sabem que vão morrer, mas os mortos não sabem nada. Eles não vão receber mais nada e estão completamente esquecidos. Os seus amores, os seus ódios, as suas paixões, tudo isso morreu com eles. Nunca mais tomarão parte naquilo que acontece neste mundo” (Eclesiastes 9.5-6). 

20- 1º: Allan Kardec recebeu instruções dos espíritos somente em meados do século 19, enquanto a Igreja Cristã tem mantido seus ensinos desde o 1º século. 

21- 2º: Allan Kardec ensinou que a promessa da vinda do Espírito Santo cumpriu-se em sua época, e que o Espírito prometido não era um só, mas um ser coletivo (Evangelho Segundo o Espiritismo, edição 106, cap. 1, item 6 e cap. 6, item 4). A Bíblia, pelo contrário, mostra que o Consolador prometido veio estar com os cristãos no dia de Pentecostes, 50 dias após a ressurreição de Cristo, conforme Atos 2.16-17: “Mas o que ocorre é o que foi dito por intermédio do profeta Joel: E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões, e sonharão vossos velhos”. 

22- 3º: Kardec ensinou que Adão se refere a várias pessoas (O Livro dos Espíritos, Ed. 57, p. 67-68), enquanto a Bíblia sempre mostrou que Adão foi o primeiro homem criado por Deus e que, a partir dele, surgiu toda a raça humana: “Pois assim está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente. O último Adão, porém, é espírito vivificante” (1 Coríntios 15.45). 

23- 4º: O espiritismo tem insistido em dizer que João Batista foi a reencarnação de Elias, enquanto o próprio João Batista negou tal crença (João 1.21). 

24- Vejam a contradição. O espiritismo ensina que um espírito, ao manifestar-se numa sessão mediúnica, assume sua última identidade corpórea. 

25- Se assim fosse, partindo da constatação que João Batista já havia morrido (João 9.9), quem deveria ter aparecido no Monte da Transfiguração: João Batista ou Elias? (Lucas 9.29-30). 

26- Devemos observar que “vir no espírito de Elias” (Lucas 1.17) é diferente de “vir com o espírito de Elias”. 

27- Para isso, basta analisarmos a expressão de 2 Reis 2.15, onde lemos que “sobre Eliseu repousava o espírito de Elias”. 

28- Isso não queria dizer que Eliseu era o Elias reencarnado, tendo em vista que ambos eram contemporâneos e foram grandes amigos. 

29- Isso, sem citar o fato de que Elias não morreu, ou desencarnou, mas foi arrebatado, levado de corpo e alma aos céus (2 Reis 2.11). 

30- Além disso, devemos considerar que a identidade de um espírito que se manifesta em uma sessão mediúnica pode ser a de um espírito inferior, gerando, assim, dúvidas e incertezas (Livro dos Médiuns, edição 29, p. 273, 274, 321, 373 e 374). 

31- Dessa maneira, como podemos confiar na identidade e nas doutrinas que esses espíritos trazem? 

32- Outra contradição. Allan Kardec declarou que o espiritismo e o cristianismo ensinam a mesma coisa (Evangelho Segundo o Espiritismo, ed. 106, Introdução, item VIII e cap. 1, item 7). 

33- A Bíblia, porém, alerta que espíritos trariam um outro Evangelho, mas que este deveria ser rejeitado: “Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo: se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema” (Gálatas 1.8-9). 

 34- Segundo o espiritismo, o homem nasce e morre sucessivamente. A Bíblia, porém, nos ensina que “cabe ao homem morrer uma só vez, vindo, depois disso, o juízo” (Hebreus 9.27). 

35- O espiritismo oferece libertação espiritual, através da desobsessão. Todavia, Jesus ensinou que “Se vós permanecerdes na minha palavra, sereis meus discípulos, e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará... Se pois o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” (João 8.31, 32 e 33). 

36- Libertação sem Jesus e sem compromisso com sua Palavra é uma libertação falsa. 

37- Deus permite que os espíritos mentirosos enganem os que não querem receber a verdade (2 Ts 2.9-12). O Senhor adverte seu povo que não creiam em todos os espíritos (1 Jo 4.1-3). 

38- O caso de Saul e a feiticeira de En-Dor (1 Samuel 28). 

39- Antes do encontro. Depois se ser rejeitado por Deus e estar endemoninhado (1 Samuel 16.14), Saul "foi tomado de medo, e muito se estremeceu o seu coração" (versículo 5). Ele tentou buscar a ajuda divina, mas o Senhor recusou ajudar-lhe, devido a seus muitos pecados. 

40- Em um ato de desespero, ele procura uma feiticeira. Mas ele mesmo havia exterminado todos os bruxos e feiticeiras da terra de Israel. 

41- O encontro com a feiticeira. Saul sabia que isso era pecado, (Êxodo 22:18, 1 Samuel 28:3). 

42- Observe que Saul não viu o espírito que se apresentou (1 Samuel 28.13). 

43- A profecia do falso Samuel, isto é, o que iria acontecer na vida de Saul foi clara, como se vê no versículo 19: "O SENHOR entregará também a Israel contigo na mão dos filisteus, e amanhã tu e teus filhos estareis comigo; e o acampamento de Israel o Senhor entregará na mão dos filisteus" Essa profecia não se cumpriu na íntegra, conforme passaremos a observar: Saul não foi entregue nas mãos dos filisteus; ele se suicidou (1 Samuel 31:4) e seu corpo foi recolhido do campo de batalha pelos moradores de Jabes-Gileade (1 Samuel 31:11-13). 

44- Também não morreram todos os filhos de Saul - este tinha seis filhos e três deles sobreviveram. Morreram na batalha Jônatas, Abinadabe e Malquisua (2 Samuel 31:8-10; 21:8). Esses fatos tornam essa profecia uma flagrante contradição com o testemunho divino a respeito de Samuel, pois está escrito que "o Senhor era com ele, e nenhuma das suas palavras deixou cair em terra" (1 Samuel 3:19). 

45- É claro, portanto, que não foi Samuel quem se manifestou em En-Dor. Tudo não passou de uma fraude ou de artimanha de um espírito maligno. 

46- Saul e Samuel no mesmo lugar? O suposto Samuel disse a Saul, "... amanhã tu e teus fihos estareis comigo" (1 Samuel 28.19). Saul ao morrer, não foi para o mesmo lugar onde estava o verdadeiro Samuel, pois este se encontrava no paraíso, conforme prometido por Deus em sua Palavra àqueles que o temem (conforme Lucas 16:19-31). Sobre o rei Saul, entretanto, foi pronunciado o juízo divino: na Bíblia encontra-se explicitada a causa de sua morte. 

47- "Assim morreu Saul por causa da sua transgressão cometida contra o Senhor, por causa da palavra do Senhor, a que ele não guardara; e também porque interrogara e consultara uma necromante" (1 Crônicas 10.13-14).

4 comentários:

  1. Glória a Deus por esse artigo.
    Se existisse realmente as sucessivas reencarnações dos seres humanos , sem dúvida encontrariamos um mundo muito melhor. Balelas desses caras ganham cada vez mais os corações dos homens que não conhecem a Palavra Viva. Glória a Deus, por esta verdade e que Deus continue te abençoando Daniel . Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leozinho, o Diabo veio para matar, roubar, destruir e ele de fato é o pai da mentira

      Excluir
  2. Jesus está voltando, Kardec está morto no sono profundo e aguardando o JUIZO FINAL mas, só para lembrar aos seus adptos: Não temos autorização de Deus para consultar MORTOS e o DIABO é o pai da mentira, arrependei-vos enquanto há tempo ou vcs acham que antes disso vão criar asas e virar borboletas e livres da mão do Deus vivo....................................

    ResponderExcluir
  3. Um dia em um trabalho uma dos colegas de trabalho argumentou comigo do nada que ele acreditava em reencarnação. Fui tomado pelo espírito santo nesse momento e respondi: amigo preste atenção. Se eu te der uma bola p cobrar um penalti e disse que mesmo que vc erre ou faça tudo errado te daria mil outra bolas como nova chance... como vc caminharia p essa batida? Com o melhor que pode ou normal ou ate displicente?
    Ele respondeu: sei la normal.. nao valendo nada né.
    E se eu te der uma bola unica e vc tiver so essa chance de marcar em final de campeonato! E agora como vc faria a batida?
    Ele respondeu: no melhor dos melhores pênaltis cobrados do mundo.
    Então eu disse: percebeu o que o espiritismo esta fazendo com seu único pênalti de vida? Dizendo falsamente que terá outra chance e te fazendo viver de qualquer jeito e desperdiçando o titulo que Jesus nós garante.

    Depois disso foi so uma a expressão da face dele. Acho que ele entendeu.

    ResponderExcluir