sexta-feira, 7 de setembro de 2012


Juízes – Aula 06

1-    O povo de Israel propôs a Gideão de que este reinasse sobre eles (Jz 8.22).

2-    Gideão, porém, recusa a oferta, afirmando que Deus é que seria o governador deles (Jz 8.23).

3-    Todavia, Gideão pega o ouro que havia sido conquistado dos midianitas e faz um éfode, que se torna um ídolo, o que veio a ser uma armadilha (moqesh, “laço”, raiz qeshSq “reunir e esmagar”) para Gideão e para a sua casa (Jz 8.27).

4-    O termo éfode (ephod), a estola sacerdotal levítica, que se relaciona vem da raiz pad (Dp), cuja ideia é “porta aberta”, e se relaciona do padah, que significa “resgatar”.

5-    Esse éfode, que deveria servir para libertar as pessoas do mal, abrindo as portas da libertação e da benção, foram usadas para abrir uma porta para o mal, o que trouxe grande maldição sobre Gideão, sobre sua família e sobre o povo que de prostituiu espiritual com ele.

6-    Depois da morte de Gideão, o povo faz um pacto para abandonarem o verdadeiro Deus e servir Baal-Berite, ou seja, o “senhor da aliança”. Foi do dinheiro reunido do templo desse deus que foi tirado o dinheiro que Abimeleque utilizou para contratar os capangas e marginais que o acompanhavam, e que o ajudaram a matar todos os seus irmãos.

7-    Foi também na torre de Baal-Berite que o povo tentou, em vão, refugiar-se de Abimeleque. 

8-    Abimeleque, patrocinado por Baal, mata todos os filhos de Gideão, aquele que havia atacado Baal e, por isso, recebeu o nome de Jerubaal.

9-    Vejam que quando atacamos o inimigo, devemos ficar muito atentos para não pecarmos. Pois, se dermos lugar ao diabo, ele vorá contra nós com força total.

10-                      Vocês acham que se Gideão não tivesse feito aquele éfode e o transformado em um ídolo, essa desgraça teria acontecido em sua família?

11-                      Mas Deus sempre deixa um remanescente. Neste caso, Jotão.

12-                      Em hebraico, Jotão (yotham) significa “Jeovah é perfeito”

13-                      Tam (Mt) traz a ideia de “o sinal da água”, pois aquele que é banhado pela Palavra é purificado e aperfeiçoado (João 15.3).

14-                      Jotão foi poupado porque, buscando ser um homem perfeito assim como Deus é perfeito, recebeu a água da palavra e estava protegido na sombra do onipotente, no esconderijo do altíssimo (Salmo 91.1).

15-                      Juízes 9.5. Setenta filhos de Jerubaal (Hb. binei yerubaal shiv’im), ou seja, “Os satisfeitos construtores daquele que se levantou contra Baal”. Abimeleque matou aqueles que dariam continuidade à grande obra de Gideão.

16-                      Juízes 9.5. Sobre uma pedra (Hb. ‘al ‘eben ‘achat). Ou seja, “jugo pesado depositado”, conforme Nm 19.2; Dt 25.15; Ed 5.15, respectivamente. Aquele assassinado covarde trouxe um grande jugo para Abimeleque e para as pessoas que financiaram o massacre com o dinheiro do templo de Baal-Berite.

17-                      Juízes 9.6. Cidadãos (Hb. ba’aley, plural de ba’al). Ou seja, “juntaram todos os baals”, pois ainda que fossem seres humanos, estavam sendo comandados por demônios que os fizeram cometer aqueles crimes e consagrarem o sanguinário Abimeleque como rei.

18-                      Juízes 9.6. Rei (Hb. Le melekh, “para rei” ou “para Moloque”, como em Lv 18.21). Ou seja, os demônios baals levaram Abimeleque ao local onde se coloca o jugo (Siquém, shekem, “local onde se coloca o jugo”, “pescoço”, “lugar onde o guia monta no cavalo de santo”, relacionado a shakam, “inclinar o ombro para colocar um peso”) e o consagraram a Moloque, o devorador de crianças.   

19-                      Juízes 9.8. Oliveira (Hb. Zaiyth, “ilumina”, “torna proeminente”, da raiz zath, Tz, “colher o sinal”, pois o azeite feito da azeitona era usado para ungir reis e sacerdotes). Ou seja, para servir a Abimeleque, os homens de Deus teriam que deixar de produzir o óleo da unção e de queimá-lo com o fogo do Espírito. É uma oferta típica de satanás e do anticristo.

20-                      Juízes 9.10. Figueira (Hb. Te’enah, “a força da semente”, “aquilo que anseio”, ‘an, Na, “trabalhar e encontrar”, pois o deveria ser buscado com atenção, trabalho e cautela, pois é um fruto verde, que se esconde em meio às folhas). Ou seja, para servir a Abimeleque, os homens de Deus teriam que abandonar aquilo pelo qual tanto buscaram, e trazia prazer, doçura e suavidade para suas vidas.

21-                      Juízes 9.10. Videira (Hb. Gephen, “aquilo que faz dobrar”, pois os galhos se dobram e se enrolam em volta dos postes). Ou seja, para servir a Abimeleque, os homens de Deus teriam que abandonar aquilo em que se envolvem, a presença de Deus, e aquilo diante do qual se dobram.

22-                      Juízes 9.14. Espinheiro (Hb. ‘Atad, “aquilo que acalma o forte”, ‘ath, Ua, “touro contido”, “feiticeiro”, capaz de aplacar a garra até mesmo do mais impetuoso dos guerreiros de Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário