sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Mergulhando na Palavra - Rute: Aula 02




1-    1.6 Noemi... voltou da terra de Moabe.
2-    Neste ponto, a sorte de Noemi começa a mudar.
3-    A questão principal aqui é o retorno.
4-    Em hebraico, o verbo “retornar” (shuv) é muito simbólico, e possui uma gama de relações com outras palavras.
5-    É curioso, pois o verbo shuv tanto pode significar “arrependimento” (Ezequiel 18.30) como pode estar relacionado às ideias de “desviar-se” (shobab, Jeremias 50.6) ou “rebelde” (shobeb, Jeremias 31.22 e 49.4).
6-       Na história de Noemi, vemos ambas as coisas acontecendo.
7-    Noemi arrependeu-se de ter se mudado para a amaldiçoada terra de Moabe, que lhe trouxe tantas tristezas, e retorna para a terra de seu Deus e para a “Casa do Pão”, ou seja, Belém.
8-    Rute também se arrependeu de seus pecados, confirmou sua fé no Deus verdadeiro e abandonou definitivamente o culto ao deus de seus pais, Quemos.
9-    Orfa, porém, desviou-se da verdade e do Deus único e se rebelou contra os ensinamentos que havia recebido de Noemi.
10-                     Há, aqui, uma luta contra o deus Quemos.
11-                     Mas quem é ele?
12-                     Quemos (Hb. kemosh) significa “aquele que subjuga”. É um deus que escraviza a mente e a alma das pessoas.
13-                     Vejam o que a Bíblia diz sobre Quemos, o deus dos Moabitas:

“Ai de vocês, moradores de Moabe! Adoradores do deus Quemos, vocês estão perdidos! O seu deus deixou que os seus soldados fugissem e que as suas filhas fossem entregues para serem escravas de Seom, o rei dos amorreus” (Números 21.29);



“Moabe, você confiou na sua força e na sua riqueza, mas agora você mesmo será dominado. O seu deus Quemos será levado para fora do país, junto com os seus príncipes e os seus sacerdotes” (Jeremias 48.7);

“Então os moabitas ficarão desiludidos com o seu deus Quemos, assim como os israelitas ficaram desiludidos com Betel, um deus em que eles confiavam” (Jeremias 48.13);

“Coitado do povo de Moabe! O povo que adorava o deus Quemos foi destruído, e os seus filhos e filhas foram levados como prisioneiros” (Jeremias 48.46).

14-                     O nome “Quemos” pode parecer muito distante de nossa realidade, mas está diretamente relacionado ao culto de Baal-peor, Baal-zebub, Marte e Saturno.
15-                     Depois dessa briga, Quemos conseguiu se infiltrar no judaísmo através do rei Salomão:

“Na montanha que ficava a leste de Jerusalém, ele [o rei Salomão] construiu um lugar para a adoração de Quemos, o nojento deus de Moabe, e um lugar para a adoração de Moloque, o nojento deus de Amom” (1 Reis 11.7);

“Vou fazer isso porque Salomão me rejeitou e tem adorado deuses estrangeiros: Astarote, a deusa de Sidom, Quemos, o deus de Moabe, e Moloque, o deus de Amom. Salomão tem me desobedecido; ele tem agido de maneira errada e não tem guardado as minhas leis e as minhas ordens como Davi, o seu pai, guardou” (1 Reis 11.33);

16-                     Somente durante o reinado do rei Josias, essa maldição foi eliminada:

“Josias profanou também os altares que o rei Salomão havia construído a leste de Jerusalém, ao sul do monte das Oliveiras, para a adoração de Astarote, a nojenta deusa dos sidônios, para a adoração de Quemos, o nojento deus dos moabitas, e para a adoração de Moloque, o nojento deus dos amonitas” (2 Reis 23.13);

17-                     No futuro, porém, essas mesma entidade se infiltrou no cristianismo romano.
18-                     A partir do ano 319, o cristianismo passou a incorporar ritos e costumes pagãos, celebrando o Natal no dia 25 de dezembro, dia do deus Sol. O culto à Virgem Maria, por sua vez, substituiu o de Cibele, mãe dos deuses romanos.
19-                     Essa tentativa de se infiltrar no cristianismo ocorreu ainda no tempo dos apóstolos:

“Na cidade de Listra havia um homem que estava sempre sentado porque era aleijado dos pés. Ele havia nascido aleijado e nunca tinha andado. Esse homem ouviu as palavras de Paulo, e Paulo viu que ele cria que podia ser curado. Então olhou firmemente para ele e disse em voz alta: —Levante-se e fique de pé! O homem pulou de pé e começou a andar. Quando o povo viu o que Paulo havia feito, começou a gritar na sua própria língua: —Os deuses tomaram a forma de homens e desceram até nós!

Eles deram o nome de Júpiter a Barnabé e o de Mercúrio a Paulo, porque era Paulo quem falava. O templo de Júpiter ficava na entrada da cidade, e o sacerdote desse deus trouxe bois e coroas de flores para o portão da cidade. Ele e o povo queriam matar os animais numa cerimônia religiosa e oferecê-los em sacrifício a Barnabé e a Paulo.

Quando os dois apóstolos souberam disso, rasgaram as suas roupas, correram para o meio da multidão e gritaram: Amigos, por que vocês estão fazendo isso? Nós somos apenas seres humanos, como vocês. Estamos aqui anunciando o evangelho a vocês para que abandonem essas coisas que não servem para nada. Convertam-se ao Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que existe neles. No passado Deus deixou que todos os povos andassem nos seus próprios caminhos. Mas Deus sempre mostra quem ele é por meio das coisas boas que faz: é ele quem manda as chuvas do céu e as colheitas no tempo certo; é ele quem dá também alimento para vocês e enche o coração de vocês de alegria.
Mesmo depois de terem dito isso, os apóstolos tiveram muita dificuldade para evitar que o povo matasse os animais em sacrifício a eles” (Atos 14.8-18).

20-                     Essa briga com Quemos continua até hoje.
21-                     Voltando ao livro de Rute.
22-                     Enquanto Noemi e Rute se arrependeram e retornaram (shuv) para Deus, Orfa voltou suas costas para o Senhor e se rebelou (shobeb) contra o verdadeiro Deus.
23-                     1.8: Noemi disse às noras: Voltem (shôvnah) para casa e fiquem com as suas mães.
24-                     Noemi deve ter pensado assim: “Essas meninas só estão me acompanhando por pena. Estão me acompanhando contra sua vontade. O melhor seria ficarem em sua terra e encontrar outro esposo, pois ainda são novas e, certamente, encontrarão outros maridos que as sustente”.
25-                     Assim, Noemi diz: “voltem para seu país, sua cultura, seu deus e sua religião”.
26-                     Pode parecer uma proposta louca, sugerir que retornassem à adoração ao deus Quemos (Rute 1.15), que recebia, inclusive, sacrifícios humanos em seu culto.
27-                     Porém, Deus costuma também agir assim, para provar nossa fidelidade.
28-                     Vejam o modo como o Senhor procedeu com Balaão:


Num_22:8  Balaão respondeu o seguinte: —Fiquem aqui esta noite, e amanhã eu contarei a vocês o que o SENHOR me disser. Então os chefes moabitas ficaram com Balaão.

Num_22:12  Deus disse a Balaão: —Não vá com eles, nem amaldiçoe o povo de Israel, pois é um povo abençoado.

Num_22:13  De manhã Balaão se levantou e disse aos chefes que Balaque tinha enviado: —Voltem para a sua terra, pois o SENHOR não está deixando que eu vá com vocês.

Num_22:14  Então eles voltaram e foram falar com Balaque. E disseram: —Balaão não quis vir com a gente.

Num_22:16  Eles foram falar com Balaão e disseram: —Eu, Balaque, filho de Zipor, peço-lhe que venha logo até aqui!

Num_22:18  Balaão respondeu: —Mesmo que Balaque me desse todo o ouro e toda a prata do seu palácio, eu não poderia fazer coisa alguma, grande ou pequena, que fosse contra as ordens do SENHOR, meu Deus.

Num_22:20  Durante a noite o SENHOR Deus apareceu a Balaão e disse: —Já que esses homens vieram chamá-lo, apronte-se e vá com eles. Mas faça apenas o que eu disser.

Num_22:21  Portanto, no dia seguinte Balaão se aprontou, pôs os arreios na sua jumenta e foi com os chefes moabitas.

Num_22:22  Deus ficou irado porque Balaão foi. Balaão ia montado na sua jumenta, e dois dos seus empregados o acompanhavam. De repente, o Anjo do SENHOR se pôs na frente dele no caminho, para barrar a sua passagem.

Num 22:32  O Anjo do SENHOR disse: —Por que você bateu três vezes na jumenta? Eu é que vim como se fosse seu inimigo, para fazer você voltar, pois você não devia estar fazendo esta viagem.

29-                     Assim como Deus provou Balaão, ele também provou Rute e Orfa.
30-                     Orfa (“a que abandona”) foi reprovada, pois voltou a adorar “seus deuses” (Rute 1.15).
31-                     Rute (“a amiga”) passou, porém, no teste e recebeu a grande honra de gerar aquele que seria avô do rei Davi e ancestral de Jesus, Obede (‘obede), ou seja, “servindo”.
32-                     Deus também nos prova, para saber se somos dignos de gerar Jesus em nosso ventre e anunciá-lo às nações.
33-                     1.16: Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus (‘ammékh ‘ammiy ve'loháyikh 'eloháy).
34-                     1.18: Vendo ela, pois, que de todo estava resolvida para ir com ela, deixou de lhe falar (ledaber) nisso.  
35-                     O curioso é que, no versículo acima, a expressão “deixou de falar” (ledaber) é muito semelhante a “deixou de lançar pragas” (ladeber, Salmo 78.50).
36-                     Ou seja, quando Rute resistiu à tentação de voltar para sua antiga terra e seu antigo deus, ela foi liberta de uma grande praga que seria despejada sobre sua vida.
37-                     1.20: Porém ela lhes dizia: Não me chameis Noemi (no’omiy); chamai-me Mara (mara’), porque grande amargura (hemár) me tem dado o Todo-Poderoso (shadday).
38-                     O interessante é que Noemi explica que escolhe o nome Mara (“amargura”) porque os campos (sedey, Dt. 32.13; Sl 8.7; 50.11; 80.13; 96.12; 104.11; Is 56.9; Jr 4.7; 18.14; Lm 4.9; Os. 10.4; Joel 2.22) lhe trouxeram muita amargura (hemár).
39-                     O curioso é que, se tirarmos a última letra da palavra “campo” (שׂדה, sadeh), teremos shed (שׁד), que significa “demônio” (Dt 32.17 e Salmo 106.37).

2 comentários:

  1. Parabéns pela publicação! Temos um grupo de estudo caseiro, estamos estudando o livro de juízes, caso tenha algum material, como esse aqui publicado, peço que nos encaminhe, se for possível;
    Obrigado! Paz do Senhor Jesus!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela publicação! Temos um grupo de estudo caseiro, estamos estudando o livro de juízes, caso tenha algum material, como esse aqui publicado, peço que nos encaminhe, se for possível;
    Obrigado! Paz do Senhor Jesus!!!

    ResponderExcluir