quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Pregação Bola de Neve São Gonçalo: Quinta 09/01/13


“O Justo”

“Os olhos do SENHOR repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos ao seu clamor” (Salmos 34.15)

1-  Inicialmente, devemos observar que os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e não sobre qualquer um.
2-  Mas o que é o justo na Bíblia? O que Deus entende por um homem justo?
3-  Segundo a Hermenêutica, que é a ciência da interpretação do texto bíblico, existe a Lei da Primeira Menção.
4-  Segundo tal princípio, a primeira vez que um conceito aparece na Bíblia é importantíssima, pois traz informações fundamentais para seu correto entendimento.
5-  A primeira vez que o termo “justo” (Hb. tsaddiyq) aparece na Bíblia ocorre em Gênesis 6.9:
6-  “Estas são as gerações de Noé: Noé era homem justo (Hb. tsaddiyq) e reto em suas gerações; Noé andava com Deus.”.
7-  Segundo John Wesley, Noé era um homem santificado porque em seu coração estavam implantados princípios e disposições justas.
8-  Era um homem correto em seu proceder e no modo como se relacionava e interagia com as demais pessoas.
9-  Todavia, o mais interessante é a expressão: “em suas gerações”.
10-             Isso significa que, mesmo em meio a uma geração ímpia e maligna, Noé se manteve limpo, justo e fiel a Deus.
11-             John Wesley faz um interessante comentário sobre este detalhe.
12-             Ele afirma que é fácil ser cristão quando o cristianismo está na moda. Porém, é um exemplo de grande fé nadar contra a correnteza, buscando o Senhor em uma época em que ninguém se interessa pelas coisas de Deus.
13-             Isso é um grande recado para nós hoje.
14-             Atualmente, o cristianismo está na moda, e é muito fácil seguir a Deus hoje.
15-             Por isso, muitos julgam que, apenas por frequentar uma Igreja, já estão justificados diante de Deus.
16-             Não é bem assim.
17-             Os fariseus acreditavam que eram os homens mais santos do mundo, porque conheciam bem a Bíblia e guardavam os mandamentos de Deus.
18-             O próprio nome fariseu vem do hebraico perushim, que significa “os separados”.
19-             Mas Jesus nos mostrou que eles eram um “sepulcro caiado” (Mateus 23.27), e nos ensinou que se nossa justiça não exceder em muito a dos fariseus, não poderíamos herdar o Reino dos Céus (Mateus 5.20).
20-             Uma análise do termo hebraico para “justo” (Hb. tsaddiyq) e suas derivações nos mostram o que Deus entende por uma pessoa justa.
21-               O termo tsaddiyq vem do hebraico tsad, que significa “lado”, cujo desenho original (y) representa um homem deitado de lado, seja para dormir, para se esconder, ou preparando uma emboscada.
22-               Ou seja, o verdadeiro justo é capaz de descansar no Senhor, está escondido no esconderijo do Altíssimo e está preparando uma emboscada para saquear o inferno.
23-             Outro significado do termo tsad é “adversário” (Juízes 2.3).
24-             Ou seja, o justo (tsaddiyq) possui um grande adversário (tsad): o pecado.
25-             Qualquer tipo de pregação que não aborde o pecado como adversário a ser combatido, não está comprometida com a Palavra de Deus.
26-             O justo, querendo ou não, está em direta adversidade com o inimigo e com seu reino.
27-             Quem acha que é justo e não está em direto conflito com o mal está enganado.
28-             Outra palavra derivada é metsad, que significa “fortaleza” (1 Crônicas 11.7).
29-             O justo habita na fortaleza do Senhor, porque possui o Anjo do Senhor acampado ao seu redor (Salmos 34.7).
30-             Quer habitar na fortaleza do Senhor, seja justo diante de Deus.
31-             Outra palavra relacionada é tsadah, que significa “caça” (1 Samuel 24.11), “cilada” (Êxodo 21.13) ou “destruir” (Sofonias 3.6), como alguém que está deitando espreitando sua presa.
32-             Ou seja, o verdadeiro justo está sempre caçando o pecado em sua casa, preparando ciladas contra o império das trevas e destruindo as obras do inimigo (1 João 3.8).
33-             Deus sempre prepara grandes ciladas contra o inimigo. Basta observar as histórias de José do Egito, Moisés, Sansão e a própria história de Jesus.
34-             Outro termo derivado é tseda’, que significa “verdade”, como algo colocado à parte para ser inspecionado. Diferente de ‘emeth e ‘emunah.
35-             Ou seja, o justo está comprometido com a verdade, seja vivendo a verdade como denunciando a mentira.
36-             Ele sabe que os que amam e praticam a mentira não herdarão o Reino de Deus (Apocalipse 22.15).
37-             Outra palavra relacionada é tsediyah, que significa “intento” (Números 35.20).
38-             O justo possui um intento, uma missão. Ele não vive levado pelos ventos de doutrinas (Efésios 4.14) ou pela opinião dos ímpios (Salmos 1.1), mas seu desejo é fazer a vontade de Deus.
39-             Por isso, ele caminha impulsionado pelo vento do Espírito Santo (João 3.8).
40-             Outra palavra relacionada é matsodah, que pode ser traduzida como “rede” (Eclesiastes 9.12).
41-             O verdadeiro justo está sempre com sua rede em mãos, pois é um pescador de homens (Mateus 4.19), anunciando a Palavra de Deus em tempo e fora de tempo (2 Timóteo 4.2).
42-             Por fim, outra palavra derivada é tsedah, que significa “comida” (Gênesis 42.25), “provisões” (Gênesis 45.21), “mantimento” (Juízes 20.10).  
43-             Ao justo, nunca falta mantimento, seja material ou espiritual.
44-             O justo é como rei que bebe direto da fonte (1 Reis 1.45), ou como o pastor que sabe onde encontrar alimento para suas ovelhas.




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