“O Justo”
“Os olhos do SENHOR repousam
sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos ao seu clamor”
(Salmos 34.15)
1- Inicialmente, devemos observar
que os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e não sobre qualquer um.
2- Mas o que é o justo na Bíblia?
O que Deus entende por um homem justo?
3- Segundo a Hermenêutica, que é
a ciência da interpretação do texto bíblico, existe a Lei da Primeira Menção.
4- Segundo tal princípio, a
primeira vez que um conceito aparece na Bíblia é importantíssima, pois traz
informações fundamentais para seu correto entendimento.
5- A primeira vez que o termo “justo”
(Hb. tsaddiyq) aparece na Bíblia
ocorre em Gênesis 6.9:
6- “Estas são as gerações de Noé:
Noé era homem justo (Hb. tsaddiyq) e reto em suas gerações; Noé
andava com Deus.”.
7- Segundo John Wesley, Noé era
um homem santificado porque em seu coração estavam implantados princípios e
disposições justas.
8- Era um homem correto em seu
proceder e no modo como se relacionava e interagia com as demais pessoas.
9- Todavia, o mais interessante é
a expressão: “em suas gerações”.
10-
Isso significa que, mesmo em meio a uma geração ímpia e maligna, Noé se
manteve limpo, justo e fiel a Deus.
11-
John Wesley faz um interessante comentário sobre este detalhe.
12-
Ele afirma que é fácil ser cristão quando o cristianismo está na moda. Porém,
é um exemplo de grande fé nadar contra a correnteza, buscando o Senhor em uma
época em que ninguém se interessa pelas coisas de Deus.
13-
Isso é um grande recado para nós hoje.
14-
Atualmente, o cristianismo está na moda, e é muito fácil seguir a Deus
hoje.
15-
Por isso, muitos julgam que, apenas por frequentar uma Igreja, já estão
justificados diante de Deus.
16-
Não é
bem assim.
17-
Os fariseus acreditavam que eram os homens mais santos do mundo, porque
conheciam bem a Bíblia e guardavam os mandamentos de Deus.
18-
O próprio nome fariseu vem do hebraico perushim, que significa “os separados”.
19-
Mas Jesus nos mostrou que eles eram um “sepulcro caiado” (Mateus 23.27),
e nos ensinou que se nossa justiça não exceder em muito a dos fariseus, não
poderíamos herdar o Reino dos Céus (Mateus 5.20).
20-
Uma análise do termo hebraico para “justo” (Hb. tsaddiyq) e suas derivações nos mostram o que Deus entende por uma
pessoa justa.
21-
O termo tsaddiyq
vem do hebraico tsad, que
significa “lado”, cujo desenho original (y) representa um homem deitado de lado, seja para dormir, para se esconder, ou preparando uma emboscada.
22-
Ou seja, o verdadeiro justo é capaz de descansar
no Senhor, está escondido no esconderijo do Altíssimo e está preparando
uma emboscada para saquear o inferno.
23-
Outro significado do termo tsad
é “adversário” (Juízes 2.3).
24-
Ou seja, o justo (tsaddiyq)
possui um grande adversário (tsad): o
pecado.
25-
Qualquer tipo de pregação que não aborde o pecado como adversário a ser
combatido, não está comprometida com a Palavra de Deus.
26-
O justo, querendo ou não, está em direta adversidade com o inimigo e com
seu reino.
27-
Quem acha que é justo e não está em direto conflito com o mal está
enganado.
28-
Outra palavra derivada é metsad, que significa “fortaleza” (1 Crônicas 11.7).
29-
O justo habita na fortaleza do Senhor, porque possui o Anjo do Senhor
acampado ao seu redor (Salmos 34.7).
30-
Quer habitar na fortaleza do Senhor, seja justo diante de Deus.
31-
Outra palavra relacionada é tsadah, que significa “caça” (1 Samuel 24.11), “cilada” (Êxodo 21.13) ou “destruir” (Sofonias 3.6), como alguém que
está deitando espreitando sua presa.
32-
Ou seja, o verdadeiro justo está sempre caçando o pecado em sua casa, preparando ciladas contra o império das trevas e destruindo as obras do inimigo (1 João 3.8).
33-
Deus sempre prepara grandes ciladas contra o inimigo. Basta observar as
histórias de José do Egito, Moisés, Sansão e a própria história de Jesus.
34-
Outro termo derivado é tseda’, que significa “verdade”,
como algo colocado à parte para ser inspecionado. Diferente de ‘emeth
e ‘emunah.
35-
Ou seja, o justo está comprometido com a verdade, seja vivendo a verdade
como denunciando a mentira.
36-
Ele sabe que os que amam e praticam a mentira não herdarão o Reino de
Deus (Apocalipse 22.15).
37-
Outra palavra relacionada é tsediyah, que significa “intento” (Números
35.20).
38-
O justo possui um intento, uma missão. Ele não vive levado pelos ventos
de doutrinas (Efésios 4.14) ou pela opinião dos ímpios (Salmos 1.1), mas seu
desejo é fazer a vontade de Deus.
39-
Por isso, ele caminha impulsionado pelo vento do Espírito Santo (João 3.8).
40-
Outra palavra relacionada é matsodah, que pode ser traduzida
como “rede” (Eclesiastes 9.12).
41-
O verdadeiro justo está sempre com sua rede em mãos, pois é um pescador
de homens (Mateus 4.19), anunciando a Palavra de Deus em tempo e fora de tempo
(2 Timóteo 4.2).
42-
Por fim, outra palavra derivada é tsedah, que significa “comida” (Gênesis
42.25), “provisões” (Gênesis 45.21), “mantimento”
(Juízes 20.10).
43-
Ao justo, nunca falta mantimento, seja material ou espiritual.
44-
O justo é como rei que bebe direto da fonte (1 Reis 1.45), ou como o
pastor que sabe onde encontrar alimento para suas ovelhas.
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