sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Mergulhando na Palavra - 1 Samuel - Aula 03


1 Samuel – Aula 03

1-    4.21 Foi-se a glória. A glória foi embora porque o pecado estava tão grande que provocou a expulsão de Deus da terra de Israel.
2-    Primeiro, o Anjo do Senhor havia partido (Juízes 2.1-4).
3-    Agora, a própria arca é retirada, em sinal de que Deus havia abandonado completamente o povo.
4-    Porém, havia uma pessoa ali capacitada para trazer novamente a presença de Deus de volta a Israel: Samuel, o menino que ouviu a voz de Deus.
5-    O curioso é que o termo hebraico para glória (kavod), está diretamente relacionado com a noção de “pesado” (kaved), e com a palavra “fígado” (kaved – Êxodo 29.13), pois é o órgão mais pesado do corpo.
6-    O fígado é um órgão curioso, pois desempenha funções muito importantes, como:
a)    Desintoxicação do organismo;
b)     Síntese de protrombina e fibrinogênese: proteínas de coagulação do sangue;
c)     Emulsificação de gorduras, através da bile, ação semelhante à do sabonete e do detergente.
7.    Assim, vemos que a Glória de Deus, que operava através da arca, também tinha, curiosamente, as funções de desintoxicar o povo de Deus de seus pecados, estancar o sangramento, tampar as feridas do povo e limpar as pessoas como se fosse um detergente.
8.    Agora, o povo estava desprovido de todos esses benefícios da arca.
9.    Mas Deus estava levando o povo ao arrependimento. Quando a terra estivesse devidamente purificada, a arca retornaria ao território de Israel.
10.                      O confronto com Dagom.
11.                      Segundo Daniel Mastral, Dagom é um príncipe dos ares, e uma das suas especialidades é causar fenômenos da natureza, tempestades e vendavais.
12.                      Os próprios filisteus são levados a se arrepender de seus pecados.
13.                      Eles oferecem uma oferta pela culpa (‘asham – 1 Samuel 6.3), enquanto o povo de Deus continuava em sua rebeldia.
14.                      6.19 - O perigo de se aproximar da arca indignamente.
15.                      O povo de Bete-Semes (“casa do sol”, “Casa de Shemesh”, deusa filha de El e Asera, “tocha dos deuses”) fez um sacrifício maravilhoso, mas não resistiu à tentação de “olhar para o anel do poder”, como na história do Senhor dos Aneis.
16.                      Deus já havia alertado o povo sobre este perigo:

Isto, porém, lhe fareis, para que vivam e não morram, quando se aproximarem das coisas santíssimas: Arão e seus filhos entrarão e lhes designarão a cada um o seu serviço e a sua carga. Porém os coatitas não entrarão, nem por um instante, para ver as coisas santas, para que não morram (Números 4.19-20).

17.                      6.21 Quiriate-Jearim (“Cidade das Florestas”, antes era Quiriate-Baal, “Cidade de Baal”). A arca foi levada para lá pois se tratava de um lugar próximo, de modo que a arca poderia ser rapidamente transferida, mas era um local mais afastado da fronteira com os filisteus, de modo que a arca estaria mais protegida e poderia ser visitada com mais tranquilidade pelos judeus.
18.                      É provável que a arca não tenha retornado a Siló porque esta cidade teria sido destruída pelos filisteus.
19.                      7.1 Abinadabe (“Meu pai é generoso”). Sua casa ficava no local mais alto e, portanto, mais protegido. Provavelmente, era a melhor casa da cidade, tendo em vista que não havia um lugar próprio onde a arca pudesse ser guardada.
20.                          Eleazar (Hb. “Deus ajudou”).
21.                      7.2 O povo dirigia lamentações ao Senhor. Deus deixou que o povo passasse vinte anos se lamentando de seus pecados e sendo purificados através da pregação de Samuel.
22.                      7.3 O chamado ao arrependimento.
23.                      Deuses estranhos (Hb. 'elohey ha nekar). O termo procede de nakar, que pode significar “fingir” (1 Reis 14.5) ou “profanar” (Jeremias 19.4). Esse é ministério dos ídolos, roubar, matar e destruir (João 10.10).
24.                      7.4 O ponto de virada, a mudança de atitude. Um novo destino é desenhado.
25.                      7.6 Mispa (Hb. Mitspeh, “torre de sentinela”).
26.                      Observem que o profeta somente intercedeu pelo povo depois que eles se arrependeram.
27.                      Mispa era um local famoso como lugar de separação (Jacó se separou de Labão – Gênesis 31.49) e arrependimento (o povo se arrependeu de exterminar a tribo de Benjamin – Juízes 20.1).
28.                      7.6 Tiraram água e a derramaram. De forma cerimonial, mostrando que estavam derramando suas almas perante o Senhor.
29.                      A tradução caldeia traz: “Derramaram seus corações como água perante o Senhor”.
30.                      7.7 Quando decidimos viver uma vida de santidade, o inferno se levanta contra nós.
31.                      Os filisteus estavam morrendo de medo de que o povo de Deus voltasse a viver em santidade, pois, quando o Senhor lutava por eles, os israelitas eram invencíveis.
32.                      Além disso, quando olharam para um povo orando e arrependido, julgaram que estavam fracos e desanimados.
33.                      Porém, era exatamente o contrário.
34.                      7.8 Não cesse de orar por nós. Antes, eles pensavam: “Vamos pegar a arca pois, assim, venceremos”, como se a arca fosse um tipo de amuleto, de modo que não precisassem estar em santidade para vencer.
35.                      Agora, porém, eles buscam o livramento em Deus, e não em um amuleto.
36.                      7.9 Cordeiro novo. O cordeiro, que não tinha culpa, que nunca havia pecado, foi morto em favor do povo. Assim também aconteceu com Jesus, um jovem de 33 anos que morreu em nosso lugar, como o “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (João 1.29).
37.                      7.10 Quando estamos em santidade, Deus luta em nosso favor.
38.                        Baal era considerado o deus que governava o clima, e muitas vezes era representado segurando um raio em suas mãos.
39.                      Desta vez, quando o povo abandonou Baal, Deus disse: “agora vou mostrar quem é o Senhor dos raios!”.
40.                      No mesmo local onde o povo de Deus havia sofrido uma grande derrota (1 Samuel 4.1), agora, com a ajuda de Deus e com uma vida em santidade, obtiveram grande vitória.
41.                      7.11 Bete-Car (Hb. “Casa do Cordeiro”). A casa do Cordeiro é onde temos nossa vitória definitiva.
42.                      7.12 Entre Mispa e Sem (Hb. “entre a torre de sentinela e o penhasco”). Ou seja, a salvação ocorre quando estamos vigiando na torre de sentinela de modo que não caiamos no abismo do pecado.
43.                      Cristo é a Ebenézer, ou seja, a Pedra da Salvação.
44.                       “Até aqui”. Ou seja, isso é só o início de um processo de arrependimento e vitória. Se continuassem vivendo em santidade, teriam muitas outras vitórias.
45.                      7.14 Depois de vinte anos de desgraça, houve paz (Hb. shalom), conquistada por meio do arrependimento e da vida em santidade.
46.                      7.16 Betel (“Casa de Deus”), Gilgal (“roda”, relacionada a ga’al “redenção”) e Mispa (“Torre de Sentinela”).
47.                      Voltava a Ramá (Hb. “colina”, “altura”).  

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