1. O confronto com Dagom.
2. Segundo Daniel
Mastral, Dagom é um príncipe dos ares, e uma das suas especialidades é causar
fenômenos da natureza, tempestades e vendavais.
3. Os próprios
filisteus são levados a se arrepender de seus pecados.
4. Eles oferecem uma
oferta pela culpa (‘asham – 1 Samuel 6.3), enquanto o povo de Deus continuava em
sua rebeldia.
5. 6.19 - O perigo de se aproximar da arca
indignamente.
6. O povo de
Bete-Semes (“casa do sol”, “Casa de Shemesh”, deusa filha de El e Asera, “tocha
dos deuses”) fez um sacrifício maravilhoso, mas não resistiu à tentação de
“olhar para o anel do poder”, como na história do Senhor dos Anéis.
7. Deus já havia
alertado o povo sobre este perigo:
Isto, porém, lhe
fareis, para que vivam e não morram, quando se aproximarem das coisas
santíssimas: Arão e seus filhos entrarão e lhes designarão a cada um o seu
serviço e a sua carga. Porém os coatitas não entrarão, nem por um instante,
para ver as coisas santas, para que não morram (Números 4.19-20).
8. 6.21 Quiriate-Jearim (“Cidade
das Florestas”, antes era Quiriate-Baal, “Cidade de Baal”). A arca foi levada
para lá pois se tratava de um lugar próximo, de modo que a arca poderia ser
rapidamente transferida, mas era um local mais afastado da fronteira com os
filisteus, de modo que a arca estaria mais protegida e poderia ser visitada com
mais tranqüilidade pelos judeus.
9. É provável que a
arca não tenha retornado a Siló porque esta cidade teria sido destruída pelos
filisteus.
10.
7.1 Abinadabe
(“Meu pai é generoso”). Cuja casa ficava no local mais alto e, portanto, mais
protegido. Provavelmente, era a melhor casa da cidade, tendo e vista que não
havia um lugar próprio onde a arca pudesse ser guardada.
11.
Eleazar (Hb. “Deus ajudou”).
12.
7.2 O
povo dirigia lamentações ao Senhor. Deus deixou com que o povo passasse
vinte anos se lamentando de seus pecados e sendo purificados através da
pregação de Samuel.
13.
7.3 O chamado ao
arrependimento.
14.
Deuses estranhos (Hb. 'elohey ha nekar). O termo procede de nakar, que pode significar “fingir” (1
Reis 14.5) ou “profanar” (Jeremias 19.4). Esse é ministério dos ídolos, roubar,
matar e destruir (João 10.10).
15.
7.4 O ponto de virada,
a mudança de atitude e um novo destino é desenhado.
16.
7.6 Mispa
(Hb. Mitspeh,
“torre de sentinela”).
17.
Observem
que o profeta somente intercedeu pelo povo depois que eles se arrependeram.
18.
Mispa era um local
famoso como lugar de separação (Jacó
se separou de Labão – Gênesis 31.49) e arrependimento
(o povo se arrependeu de exterminar a tribo de Benjamin – Juízes 20.1).
19.
7.6 Tiraram
água e a derramaram. De forma cerimonial, mostrando que estavam
derramando suas almas perante o Senhor.
20.
A
tradução caldeia traz: “Derramaram seus corações como água perante o Senhor”.
21.
7.7 Quando decidimos
viver uma vida de santidade, o inferno se levanta contra nós.
22.
Os
filisteus estavam morrendo de medo de que o povo de Deus voltasse a viver em
santidade, pois, quando o Senhor lutava por eles, os israelitas eram
invencíveis.
23.
Além
disso, quando olharam para um povo orando e arrependido, julgaram que estavam
fracos e desanimados.
24.
Porém,
era exatamente o contrário.
25.
7.8 Não cesse
de orar por nós. Antes, eles pensavam: “Vamos pegar a arca que nós
iremos vencer”, como se a arca fosse um tipo de amuleto e eles não precisassem
estar em santidade para vencer.
26.
Agora,
porém, eles buscam o livramento em Deus, e não em um amuleto.
27.
7.9 Cordeiro novo. O
cordeiro, que não tinha culpa, que nunca havia pecado, foi morto em favor do
povo. Assim também aconteceu com Jesus, um jovem de 33 anos que morreu em nosso
lugar, como o “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (João 1.29).
28.
7.10 Quando estamos em
santidade, Deus luta em nosso favor.
29.
Baal
era considerado o deus que governava o clima, e muitas era representado com um
raio em suas mãos.
30.
Desta
vez, quando o povo abandonou Baal, Deus disse: “agora vou mostrar quem é o
Senhor dos raios!”.
31.
No
mesmo local onde o povo de Deus havia sofrido uma grande derrota (1 Samuel
4.1), agora, com a ajuda de Deus, vivendo em santidade, obtiveram uma tremenda
vitória.
32.
7.11 Bete-Car
(Hb. “Casa do Cordeiro”). A casa do Cordeiro é onde temos nossa vitória
definitiva.
33.
7.12 Entre
Mispa e Sem (Hb. “entre a torre de sentinela e o penhasco”). Ou seja, a
salvação ocorre quando estamos vigiando na torre de sentinela de modo que não
caiamos no abismo do pecado.
34.
Cristo
é a Ebenézer,
ou seja, a Pedra da Salvação.
35.
“Até aqui”. Ou seja, isso é só o início de um
processo de arrependimento e vitória. Se continuarem vivendo em santidade,
teremos muitas outras vitórias.
36.
7.14 Depois de vinte
anos de desgraça, houve paz (Hb. shalom), conquistada por meio do
arrependimento e da vida em santidade.
37.
7.16 Betel
(“Casa de Deus”), Gilgal (“roda”, relacionada a ga’al “redenção”) e Mispa
(“Torre de Sentinela”).
38.
Voltava
a Ramá
(Hb. “colina”, “altura”).
39.
7.17
Edificou um altar ao SENHOR (Hb.
vayyibhen-shâm
mizbêach la yahweh), pode ser lido como e entendeu a promulgação dos
sacrifícios a Yaweh”.
40.
Porque
vayyibhen
pode ser traduzido como “entendeu” (1 Samuel 3.8; 2 Samuel 12.19); sham
pode ser traduzido como “promulgou” (Esdras 5.3; 5.9; 5.13; 6.1; 6.3; Jó 38.5);
mizbêach
pode ser traduzido como “sacrifícios” (Levítico 3.3; 3.9; 4.35; 7.20;
7.29; 1 Samuel 15.22; Provérbios 21.3; 1 Reis 3.3).
41.
Ou
seja, Samuel entendeu que somente através dos sacrifícios contínuos, e do
arrependimento, a glória de Deus poderia retornar a Israel.
42.
8.1 Envelhecido
(Hb. zaqen,
relacionado a zeq, que pode significar “grilhões”
(Jó 36.8), “cadeias” (Salmo 149.8)
ou “dardos inflamados” (Provérbios
26.18; Isaías 50.11).
43.
Ou
seja, quando chegou à velhice, Samuel acabou envolvendo-se em um laço, que
trouxe dardos inflamados para sua casa e sua família.
44.
Ele
errou ao nomear seus filhos como juízes, pois este era um ofício em que Deus
apontava quem o desempenharia.
45.
Além
disso, seus filhos eram corruptos, de modo que não estavam nem um pouco
capacitados para tal ministério.
46.
8.2 Joel (Hb. yo’el,
“Yehovah é Deus”, fruto da união de yehovah
com ‘el,
אל).
47.
Todavia,
o termo אל pode ser lido como ‘al, que significa “não” (Gênesis
13.8), “nada” (Gênesis 19.8), “ninguém” (Êxodo 34.3) “contra” (1 Samuel 27.10),
“anular” (Jó 24.25), “jamais” (Salmos 71.1).
48.
Assim,
Joel
pode ser lido como Joal, e significar “Yehowah
não”, “Yehowah não é nada”, “Yehowah não é ninguém”, “Contra Yehowah”, “Anular Yehowah” ou “Yehowah
jamais”.
49.
8.2 Abias
(Hb. ‘abiyah,
união de ‘ab, “pai”, com yahh, forma resumida de yehovah).
50.
Porém,
em hebraico, a expressão ‘abiy pode ter significado
diferentes, de modo que temos as seguintes traduções possíveis para o nome Abias:
“Meu pai é Yah”; “Eu trarei Yah” (1 Reis 21.29; Miqueias
1.15); “Meu desejo é Yah” (Jó 34.36);
“O pai dela” (Gênesis 19.33; Êxodo
22.17; Levítico 21.9).
51.
Curiosamente,
se unirmos os termos Joal (yo’al) e Abias
(‘abiyah),
podemos ter a frase “Yahowah não é o pai dela”. Dela quem? Da cidade de Berseba
(“poço do juramento”), onde eles julgavam, pois a cidade estava corrompida pela
corrupção.
52.
O povo pede um rei:
“Depois que vocês
entrarem na terra que o SENHOR, nosso Deus, está dando a vocês e tomarem posse
dela e depois que tiverem morado lá algum tempo, vocês vão querer um rei para
os governar, como os reis das nações vizinhas.
O homem que escolherem
para ser o rei deve ser indicado por Deus, o SENHOR. Não pode ser estrangeiro;
somente um israelita pode ser escolhido como rei.
O rei não deverá
ter muitos cavalos no seu exército e também não mandará homens ao Egito para
comprarem cavalos, pois o SENHOR já disse a vocês que nunca mais voltariam para
o Egito.
O rei não deverá
ter muitas mulheres, pois isso o levaria a abandonar a Deus. E também não
ajuntará para si muita prata e ouro.
Quando o rei
começar a governar, mandará fazer uma cópia da lei de Deus que está no livro
guardado pelos sacerdotes levitas.
Ele deverá ficar
com essa cópia e todos os dias da sua vida lerá a lei, para que aprenda a temer
o SENHOR, nosso Deus, e para que sempre obedeça fielmente a todas as leis e a
todos os mandamentos.
Se fizer isso, ele
não irá pensar que é mais do que os outros e cumprirá fielmente todas as leis.
Assim reinará muitos anos, e os seus descendentes serão reis de Israel por
muito tempo” (Deuteronômio 17.14-20).
53.
8.7 A Rejeição.
54.
Rejeitaram
o Espírito Santo (Gênesis 6.3), o Pai (1 Samuel 8.7) e rejeitariam o Filho.
Daniel, tem a seqüência dessa aula, que seria a aula 05, de 8.8 até 8-22, pois o capítulo 9 está na aula 06?
ResponderExcluirAbs,
Walmor