sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Mergulhando na Palavra: 1 Samuel – Aula 04




1.    O confronto com Dagom.
2.    Segundo Daniel Mastral, Dagom é um príncipe dos ares, e uma das suas especialidades é causar fenômenos da natureza, tempestades e vendavais.
3.    Os próprios filisteus são levados a se arrepender de seus pecados.
4.    Eles oferecem uma oferta pela culpa (‘asham – 1 Samuel 6.3), enquanto o povo de Deus continuava em sua rebeldia.
5.    6.19 - O perigo de se aproximar da arca indignamente.
6.    O povo de Bete-Semes (“casa do sol”, “Casa de Shemesh”, deusa filha de El e Asera, “tocha dos deuses”) fez um sacrifício maravilhoso, mas não resistiu à tentação de “olhar para o anel do poder”, como na história do Senhor dos Anéis.
7.    Deus já havia alertado o povo sobre este perigo:

     Isto, porém, lhe fareis, para que vivam e não morram, quando se aproximarem das coisas santíssimas: Arão e seus filhos entrarão e lhes designarão a cada um o seu serviço e a sua carga. Porém os coatitas não entrarão, nem por um instante, para ver as coisas santas, para que não morram (Números 4.19-20).

8.    6.21 Quiriate-Jearim (“Cidade das Florestas”, antes era Quiriate-Baal, “Cidade de Baal”). A arca foi levada para lá pois se tratava de um lugar próximo, de modo que a arca poderia ser rapidamente transferida, mas era um local mais afastado da fronteira com os filisteus, de modo que a arca estaria mais protegida e poderia ser visitada com mais tranqüilidade pelos judeus.
9.    É provável que a arca não tenha retornado a Siló porque esta cidade teria sido destruída pelos filisteus.
10.                      7.1 Abinadabe (“Meu pai é generoso”). Cuja casa ficava no local mais alto e, portanto, mais protegido. Provavelmente, era a melhor casa da cidade, tendo e vista que não havia um lugar próprio onde a arca pudesse ser guardada.
11.                          Eleazar (Hb. “Deus ajudou”).
12.                      7.2 O povo dirigia lamentações ao Senhor. Deus deixou com que o povo passasse vinte anos se lamentando de seus pecados e sendo purificados através da pregação de Samuel.
13.                      7.3 O chamado ao arrependimento.
14.                      Deuses estranhos (Hb. 'elohey ha nekar). O termo procede de nakar, que pode significar “fingir” (1 Reis 14.5) ou “profanar” (Jeremias 19.4). Esse é ministério dos ídolos, roubar, matar e destruir (João 10.10).
15.                      7.4 O ponto de virada, a mudança de atitude e um novo destino é desenhado.
16.                      7.6 Mispa (Hb. Mitspeh, “torre de sentinela”).
17.                      Observem que o profeta somente intercedeu pelo povo depois que eles se arrependeram.
18.                      Mispa era um local famoso como lugar de separação (Jacó se separou de Labão – Gênesis 31.49) e arrependimento (o povo se arrependeu de exterminar a tribo de Benjamin – Juízes 20.1).
19.                      7.6 Tiraram água e a derramaram. De forma cerimonial, mostrando que estavam derramando suas almas perante o Senhor.
20.                      A tradução caldeia traz: “Derramaram seus corações como água perante o Senhor”.
21.                      7.7 Quando decidimos viver uma vida de santidade, o inferno se levanta contra nós.
22.                      Os filisteus estavam morrendo de medo de que o povo de Deus voltasse a viver em santidade, pois, quando o Senhor lutava por eles, os israelitas eram invencíveis.
23.                      Além disso, quando olharam para um povo orando e arrependido, julgaram que estavam fracos e desanimados.
24.                      Porém, era exatamente o contrário.
25.                      7.8 Não cesse de orar por nós. Antes, eles pensavam: “Vamos pegar a arca que nós iremos vencer”, como se a arca fosse um tipo de amuleto e eles não precisassem estar em santidade para vencer.
26.                      Agora, porém, eles buscam o livramento em Deus, e não em um amuleto.
27.                      7.9 Cordeiro novo. O cordeiro, que não tinha culpa, que nunca havia pecado, foi morto em favor do povo. Assim também aconteceu com Jesus, um jovem de 33 anos que morreu em nosso lugar, como o “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (João 1.29).
28.                      7.10 Quando estamos em santidade, Deus luta em nosso favor.
29.                        Baal era considerado o deus que governava o clima, e muitas era representado com um raio em suas mãos.
30.                      Desta vez, quando o povo abandonou Baal, Deus disse: “agora vou mostrar quem é o Senhor dos raios!”.
31.                      No mesmo local onde o povo de Deus havia sofrido uma grande derrota (1 Samuel 4.1), agora, com a ajuda de Deus, vivendo em santidade, obtiveram uma tremenda vitória.
32.                      7.11 Bete-Car (Hb. “Casa do Cordeiro”). A casa do Cordeiro é onde temos nossa vitória definitiva.
33.                      7.12 Entre Mispa e Sem (Hb. “entre a torre de sentinela e o penhasco”). Ou seja, a salvação ocorre quando estamos vigiando na torre de sentinela de modo que não caiamos no abismo do pecado.
34.                      Cristo é a Ebenézer, ou seja, a Pedra da Salvação.
35.                       “Até aqui”. Ou seja, isso é só o início de um processo de arrependimento e vitória. Se continuarem vivendo em santidade, teremos muitas outras vitórias.
36.                      7.14 Depois de vinte anos de desgraça, houve paz (Hb. shalom), conquistada por meio do arrependimento e da vida em santidade.
37.                      7.16 Betel (“Casa de Deus”), Gilgal (“roda”, relacionada a ga’al “redenção”) e Mispa (“Torre de Sentinela”).
38.                      Voltava a Ramá (Hb. “colina”, “altura”).  
39.                      7.17 Edificou um altar ao SENHOR (Hb. vayyibhen-shâm mizbêach la yahweh), pode ser lido como e entendeu a promulgação dos sacrifícios a Yaweh”.
40.                      Porque vayyibhen pode ser traduzido como “entendeu” (1 Samuel 3.8; 2 Samuel 12.19); sham pode ser traduzido como “promulgou” (Esdras 5.3; 5.9; 5.13; 6.1; 6.3; Jó 38.5); mizbêach pode ser traduzido como “sacrifícios” (Levítico 3.3; 3.9; 4.35; 7.20; 7.29; 1 Samuel 15.22; Provérbios 21.3; 1 Reis 3.3).
41.                      Ou seja, Samuel entendeu que somente através dos sacrifícios contínuos, e do arrependimento, a glória de Deus poderia retornar a Israel.
42.                      8.1 Envelhecido (Hb. zaqen, relacionado a zeq, que pode significar “grilhões” (Jó 36.8), “cadeias” (Salmo 149.8) ou “dardos inflamados” (Provérbios 26.18; Isaías 50.11).
43.                      Ou seja, quando chegou à velhice, Samuel acabou envolvendo-se em um laço, que trouxe dardos inflamados para sua casa e sua família.
44.                      Ele errou ao nomear seus filhos como juízes, pois este era um ofício em que Deus apontava quem o desempenharia.
45.                      Além disso, seus filhos eram corruptos, de modo que não estavam nem um pouco capacitados para tal ministério.
46.                      8.2 Joel (Hb. yo’el, “Yehovah é Deus”, fruto da união de yehovah com ‘el, אל).
47.                      Todavia, o termo אל pode ser lido como ‘al, que significa “não” (Gênesis 13.8), “nada” (Gênesis 19.8), “ninguém” (Êxodo 34.3) “contra” (1 Samuel 27.10), “anular” (Jó 24.25), “jamais” (Salmos 71.1).
48.                      Assim, Joel pode ser lido como Joal, e significar “Yehowah não”, “Yehowah não é nada”, “Yehowah não é ninguém”, “Contra Yehowah”, “Anular Yehowah” ou “Yehowah jamais”.
49.                      8.2 Abias (Hb. ‘abiyah, união de ‘ab, “pai”, com yahh, forma resumida de yehovah).
50.                      Porém, em hebraico, a expressão ‘abiy pode ter significado diferentes, de modo que temos as seguintes traduções possíveis para o nome Abias: “Meu pai é Yah”; “Eu trarei Yah” (1 Reis 21.29; Miqueias 1.15); “Meu desejo é Yah” (Jó 34.36); “O pai dela” (Gênesis 19.33; Êxodo 22.17; Levítico 21.9).  
51.                      Curiosamente, se unirmos os termos Joal (yo’al) e Abias (‘abiyah), podemos ter a frase “Yahowah não é o pai dela”. Dela quem? Da cidade de Berseba (“poço do juramento”), onde eles julgavam, pois a cidade estava corrompida pela corrupção.
52.                      O povo pede um rei:

“Depois que vocês entrarem na terra que o SENHOR, nosso Deus, está dando a vocês e tomarem posse dela e depois que tiverem morado lá algum tempo, vocês vão querer um rei para os governar, como os reis das nações vizinhas.

O homem que escolherem para ser o rei deve ser indicado por Deus, o SENHOR. Não pode ser estrangeiro; somente um israelita pode ser escolhido como rei.

O rei não deverá ter muitos cavalos no seu exército e também não mandará homens ao Egito para comprarem cavalos, pois o SENHOR já disse a vocês que nunca mais voltariam para o Egito.

O rei não deverá ter muitas mulheres, pois isso o levaria a abandonar a Deus. E também não ajuntará para si muita prata e ouro.

Quando o rei começar a governar, mandará fazer uma cópia da lei de Deus que está no livro guardado pelos sacerdotes levitas.

Ele deverá ficar com essa cópia e todos os dias da sua vida lerá a lei, para que aprenda a temer o SENHOR, nosso Deus, e para que sempre obedeça fielmente a todas as leis e a todos os mandamentos.

Se fizer isso, ele não irá pensar que é mais do que os outros e cumprirá fielmente todas as leis. Assim reinará muitos anos, e os seus descendentes serão reis de Israel por muito tempo” (Deuteronômio 17.14-20).


53.                      8.7 A Rejeição.
54.                      Rejeitaram o Espírito Santo (Gênesis 6.3), o Pai (1 Samuel 8.7) e rejeitariam o Filho.



Um comentário:

  1. Daniel, tem a seqüência dessa aula, que seria a aula 05, de 8.8 até 8-22, pois o capítulo 9 está na aula 06?

    Abs,

    Walmor

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