segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

"O Caminho da Cura" (Atos 3:1-10). A partir da revelação de Nathalia Sampaio.



1-    Quem deseja ser curado e quem deseja ser usado por Deus para curar pessoas?
2-    Essa palavra hoje é para você!
3-    Primeiro, quem eram esses homens que foram usados por Deus?
4-    Pedro (Gr. Petros, “pedra”). Homem de convicções, firme em suas palavras como uma pedra.
5-    Simão (Hb. shim’on, “escutou”, “aquele que escuta”).
6-    Quer ser curado? Escute a voz de Deus!
7-    Quer ser usado por Deus para curar? Escute a voz de Deus!
8-    Simão (shim’on) se relaciona com shemu’ah, “notícias” (2 Samuel 13.30), “boas-novas” (Provérbios 25.25).
9-    Pedro foi curado e usado para curar porque não apenas escutou, mas anunciou as boas-novas que havia escutado.
10-                     Mas em João 1.42, vemos que o nome que Jesus deu a Pedro foi Cefas.
11-                     Cefas (Gr. Kephas, do Hb. keph, Pk, “pedra oca”, união de  k, “palma da mão” + P, “boca aberta”  = “palma aberta”, “palma oca”.
12-                     Diferente de ‘eben, relacionada a banah, “construir”.
13-                     Em hebraico, keph se relaciona com kaphaph, que significa “prostrar-se” (Salmo 145.14), “inclinar-se” (Isaías 58.5).
14-                     Pedro era um homem usado por Deus, pois ele se prostrava na presença do Senhor e se inclinava em servi-lo e buscá-lo.
15-                     Keph se relaciona com ‘akaph, que significa “incitar”. Pedro era um homem que era incitado pelo Espírito Santo e incitava e inclinava a população a servir o Senhor.
16-                      Keph também se relaciona com kaphah, que significa “domar”, “adestrar”. Pedro era um homem usado por Deus pois ele sabia adestrar suas paixões e domar sua carne.
17-                     Além disso, devemos observar que, para sermos usados para curar, devemos, primeiro, ser curados (“Pedro, tu me amas”, João 21).
18-                     João (Gr. Ioannes, Hb. yochanan, “Yehovah agraciou”, “Deus concedeu graça”).
19-                     Chanan também significa “dobrar-se”. Era um homem que se prostrava diante do Senhor em respeito e em reconhecimento de Sua autoridade.
20-                     Chanan se relaciona com chanah, que significa “permanecer” (Números 9.20) ou “acampar” (Gênesis 26.17).
21-                     João entendeu muito bem que permanecer é ser agraciado:
“Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8.31-32).
22-                     Quem permanece, recebe a graça de conhecer a verdade.
23-                     3.1 Pedro e João. Ou seja, a “rocha que se prostra” e “aquele que foi agraciado porque se inclina”.
24-                      3.1 Subiam juntos. Estar em comunhão é de suma importância. Jesus nos ensinou a andarmos em duplas.

Depois disso o Senhor escolheu mais setenta e dois dos seus seguidores e os enviou de dois em dois a fim de que fossem adiante dele para cada cidade e lugar aonde ele tinha de ir (Lucas 10.1).

25-                     Cuidado para não ser um cavaleiro solitário e tornar-se um alvo fácil do inimigo, principalmente na época do carnaval.  
26-                     João e Pedro eram usados, pois cumpriam as ordenanças de Cristo.
27-                     Subiam (Gr. Anebainon, ana, “para cima” + basis, “base”, “pé” = “sair da base”).
28-                     Seus olhos estão focados no alto, no Templo do Senhor.
29-                     Pedro e João eram usados por Deus pois saíram da base, do cristianismo básico dos “rudimentos da fé”.

Depois de tanto tempo, vocês já deviam ser mestres, mas ainda precisam de alguém que lhes ensine as primeiras lições dos ensinamentos de Deus (os rudimentos). Em vez de alimento sólido, vocês ainda precisam de leite (Hebreus 5.1).

Assim, vamos em frente a fim de chegarmos ao ensinamento de adultos, deixando para trás as primeiras lições da mensagem de Cristo (os rudimentos da fé). Nós não vamos colocar de novo as bases dessa mensagem, isto é, a necessidade de abandonar uma vida inútil e de crer em Deus. (Hebreus 6.1)

30-                     3.1 Templo (Gr. Hieros, “Lugar Santo”; Hb. Beyth Ha Miqdash, de qadash, relacionado a qodesh, “casa da consagração”, “casa da purificação”).
31-                     Templo é local de purificação. É impossível estar na presença de Deus sem estar puro, pois “sem santificação ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12.14).
32-                     3.2 Coxo (Gr. Kolós, Hb. pisseach). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário