quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

“Para quem olharei” – Culto Bola de Neve Niterói, quinta 07/02/2013




“O homem para quem olharei é este: o aflito e abatido de espírito e que treme diante da minha palavra” (Isa 66:2b)

1-    Olharei (Hb. nabat. Diferente de ra’ah, “discernir”, “aparecer”).
2-    Nabat pode significar:

a)    Procurar” (Jó 6. 19 - “Este procurarei”);
b)    Admirar” (Jó 36.25 – “Este admirarei”);
c)     Considerar” (Salmo 119.6 – “Este considerarei”);
d)    Respeitar” (Salmo 119.15 – “Este respeitarei”);
e)    Tolerar” (Habacuque 1.3 – “Este tolerarei”).

3-    Nabat se relaciona com mabbat, “esperança” (Isaías 20.5), “expectativa”.
4-    Ou seja, “neste terei esperança”, “neste tenho expectativa”, no aflito de espírito.
5-    O aflito de espírito e aquele que treme diante da Palavra de Deus deve ter esperança, pois Deus tem esperança nele.

6-    Aflitos (Hb. ‘aiyn, vem de o + n = “olhar a continuidade”).
7-    Em hebraico, o termo aflito () tem relação com várias outras palavras:
a)    Olhos” (‘aniy - Isaías 3.8).
b)    Aflito como aquele que olha, que observa, que percebe, que presta atenção, que tem cuidado (ex: “olha bem”).
c)     O aflito é aquele que tem o discernimento de Deus, e sofre quando o pecado reina em uma vida ou em uma região.
d)    Deus também age assim, pois seus olhos estão sobre nós, pois intercede em nosso favor com “gemidos inexprimíveis” (Romanos 8.26).
e)    Fonte. O termo “aflito” também se relaciona com a palavra “fonte” (Hb. ma’yan).
f)      A fonte é como se fosse um olho na terra.
g)    Do verdadeiro cristão, apesar de aflito (“no mundo tereis aflições” – João 16.33), brota uma fonte de águas que jorra para a vida eterna (João 7.38).
h)    O aflito (‘aniy) é também aquele que jejua (taanıyth – Esdras 9.5). Para este, Deus olhará!
i)       Deus não olha para qualquer aflito, mas aquele que está aflito em busca de Sua presença, de Seu caminho e de Sua santidade.
j)       O aflito (‘aniy) é também semelhante à coruja (ya’anah – Levítico 11.16 KJV), pois está sempre se olhos abertos, vigiando, como Jesus orientou: “Vigiai e orai incessantemente” (Mateus 26.41)
k)    Além disso, o aflito (‘aniy) é semelhante à coruja (taanıyth) pois enxerga no escuro, ou seja, em meio a um mundo que jaz nas trevas do pecado, ele enxerga o caminho da verdade e não se desvia dele.
l)       O aflito, assim como a coruja, vê o que ninguém está vendo, pois tem visão espiritual e “discerne todas as coisas, mas de ninguém é discernido” (1 Coríntios 2.15).
m) O aflito (‘aniy) é também semelhante à nuvem (‘anan), pois ele sempre está cobrindo pessoas em oração e, por isso, é coberto e protegido pela sombra do onipotente (Salmo 91.1).
n)    Estar aflito pelas coisas de Deus é também estar protegido pela gloriosa presença do Senhor.
o)    O aflito (‘aniy) é também aquele que está envolvido em uma obra (inyân), em um trabalho.
p)    O aflito é aquele que luta para fazer a obra de Deus.
q)    Tripalium = trabalho.
r)      O aflito é aquele que tomou sua própria cruz (Mateus 16.24) e foi exercer seu tripalium.    
s)     O aflito (‘aniy) é também aquele que tem um refúgio (maıyn – Salmo 90.1), pois está escondido em Deus, e habita (me’onah – Deuteronômio 33.27) na casa do Senhor.
t)      Manso (‘anayv - Números 12.3) e que tem clemência (‘anavah) O aflito é uma pessoa mansa, e não arrogante e raivosa. Para estes Deus olhará!

1.     Abatido (Hb. nakeh).
2.    Pode significar “aleijado” (2 Samuel 4.4 e 9.3). Ou seja, o abatido é aquele que sabe que não pode ficar de pé na presença de Deus. Ele possui uma limitação que só Deus pode suprir.
3.    Jacó só recebeu sua benção quando foi aleijado por Deus e reconheceu sua limitação e total dependência do Senhor.
4.    Relaciona-se com nakah, que significa “matar” (Levítico 24.17) ou “ferir” (Gênesis 8.21).
5.    Ou seja, o abatido é aquele que morreu para o velho homem (Romanos 6.6) e para o pecado, pois a semente deve morrer antes de frutificar (João 12.24).




Nenhum comentário:

Postar um comentário