1-
Juízes
6.1 - “Fizeram os filhos de Israel o que era mau perante o Senhor;
e o Senhor os deu nas mãos do
midianitas por sete anos”
2-
O que era mau (Hb. hara’). Hara’ também
pode significar “os associados”. Algumas passagens traduzem hara’ por “irmão”. Todavia, em hebraico,
a palavra irmão é ‘ach.
3-
O termo hara’ significa “o associado”, como
em Provérbios 17.17 e 19.6. Ou seja, podemos ler Juízes 6.1 da seguinte
maneira: “Fizeram os filhos de Israel associações
perante o Senhor”.
4-
Ou
seja, associaram-se a deuses pagãos e entidandes malignas através de seu
pecado. Sua alma ficou conectada e presa ao inimigo. Assim, Deus os entregou
nas mãos dos midianitas.
5-
Além
disso, a expressão “o que era mau” (hara’) se relaciona ao termo re’uth,
que significa “desejo”, “prazer”, “vontade”, “correr atrás” (Eclesiastes 1.14).
6-
Ou
seja, o povo desejou as coisas do mundo e deu vazão à vontade de correr atrás
de suas próprias paixões, de modo que perderam a proteção divina e foram
entregues aos inimigos.
7-
Perante
(Hb. be’eyney,
“aos olhos”, procede de ‘aiyn, “olho”). Ou seja, “fizeram os
filhos de Israel associações aos
olhos do Senhor”.
8-
O
termo hebraico para “olho” (‘aiyn) se relaciona com as palavras “nuvem”
(‘anan)
e “fonte” (ma’yan).
9-
Ou
seja, quem faz o que é correto aos olhos do Senhor, tem a proteção da sombra do
onipontente (Salmo 91.1), pois está debaixo da nuvem (‘anan) de Deus (Êxodo
13.21), e tem acesso à fonte (ma’yan), pois bebe da Palavra de Deus
(João 4.13-14) e obtém refrigério no Senhor (Provérbios 3.8).
10- Por outro lado, o termo hebraico para
“olho” (‘aiyn) também se relaciona com as palavras “aflição” (‘enuth)
e “feiticeiro” ou “encantador” (‘anan).
11- Ou seja, os filhos de Deus fizeram,
diante do olho (‘aiyn) de Deus, associações com os demônios através de seus
pecados. Por isso, o Senhor os entregou à aflição e aos feiticeiros e
encantadores (‘anan), representados pelos midianitas.
12- O interessante é que Midiã (midhyan)
pode ser traduzido como “juízo”, como em Juízes 5.10. Ou seja, pela desobediência
do povo, Deus os entregou aos midianitas, ou seja, àqueles que exercem o juízo.
13- A palavra hebraica midhyan
também se relaciona à ideia de “gigante”, como em 2 Samuel 21.20:
14- “Houve ainda grande peleja; esta foi
em Gate (Tc - gath, “pés marcados”, ou “lagar”
– as uvas eram pisadas e os pés daqueles que pisavam ficavam vermelhos, o que
era um sinal de sua ocupação) onde estava um homem de grande estatura (‘iysh madhiyn), que tinha
em cada mão e em cada pé seis dedos, vinte e quatro ao todo; também este
descendia dos gigantes (raphah)”.
15- O interessante é que em Juízes 6.11,
lemos que Gideão foi malhar o trigo no
lagar (ba gath), ou seja, “em Gate”.
16- Gate é o onde estão grandes
malfeitores e, ao mesmo tempo, grandes homens de Deus, pois é o local dos “pés
machados de sangue” (Tc - gath).
17- No caso dos ímpios, são pés manchados
com o sangue dos inocentes, como Joabe em 1 Reis 2.5 e passagem de Romanos
3.15.
18- No caso dos homens de Deus, manchados
com o sangue do cordeiro no dedão do pé direito (Levítico 8.24) e da derrota
dos ímpios, como no Salmo 58.10 e 68.23.
19- Juízes 6.2. Os judeus, antes invencíveis com Deus, agora, se escondem,
como ratos, em buracos e cavernas. Como é triste a vida de um povo que abandona
os caminhos de Deus.
20- Juízes 6.3. Todo o fruto de seu
trabalho era roubado pelos inimigos.
21- Juízes 6.4. Os invasores destruíam toda a terra, desde o rio Jordão até
o litoral, em Gaza.
22- Juízes 6.8. Antes de enviar o Anjo para libertar o povo, Deus manda um
profeta, para reprová-los por seu pecado e levá-los ao arrependimento, como na
sequência de 2 Crônicas 7.14.
23- Juízes 6.11. Depois do arrependimento, Deus envia o Anjo do Senhor (mal’akh
yehovah), ou seja, o “Mensageiro de Yehovah”.
24- Este não era um anjo criado, mas o
próprio Filho de Deus, a Palavra Eterna, o Senhor dos Anjos. Para chegar a tal
conclusão, basta vermos que o Anjo foi chamado de Yehovah, o nome
incomunicável de Deus (Juízes 6.14 e 6.16).
25- Veja que o Anjo se encontra com Gideão
quando este estava sozinho (badal, ou seja, na porta da tenda,
como Abraão em Gênesis 18.1 e Jacó no vau de Jaboque, em Gênesis 32.24).
26- A solidão nos afasta da correia do
mundo e facilita nossa comunhão com Deus.
27- O Anjo se sentou debaixo de um carvalho
(tachath
ha‘elah).
28- Em hebraico, a expressão “debaixo” (tachath)
pode significar “ficar apavorado” (Deuteronômio 1.21 e 31.8).
29- O povo estava apavorado, pois não
tinham mais o que comer, já que tinham sua terra constantemente roubada e
destruída.
30- O Anjo, porém, se assenta debaixo do
temor do juramento e do terror da maldição. Assim, mostra que o povo teria,
novamente, a opção de escolher entre a benção e a maldição, como em
Deuteronômio 11.26.
31- A palavra hebraica para carvalho (‘elah) pode significar “maldição”
(Números 5.21, Deuteronômio 29.19 e 29.20, Daniel 9.11 e Zacarias 5.3) ou “juramento”
(Deuteronômio 29.14).
32- Gideão
(gid’on)
significa “guerreiro” ou “lenhador”, relacionado a gada’, “fazer cair”, “derrubar árvore”.
33- Gideão (gid’on) foi chamado com a
unção para fazer o que está em Deuteronômio 7.5: “Porém assim lhe fareis:
derribareis os seus altares, quebrareis as suas colunas, cortareis (teghadde’un)
os seus postes-ídolos e queimareis as suas imagens de escultura”.
34- Juízes 6.20. A carne para o holocausto, o bolo para a oferta de manjares
e o caldo para a libação. Gideão prova aquele homem. Se fosse humano, comeria a
refeição. Se fosse angelical, a receberia como oferta.
35- Juízes 6.25. Um touro que havia sido engordado durante sete anos para
ser oferecido a Baal.
36- Juízes 6.26. O fogo do holocausto deveria ser feito com a madeira do
poste-ídolo, que era a imagem da consorte de Baal, a saber, Asera. Semelhante a
Davi decapitando Golias com a própria espada do gigante, e Jesus vencendo a
morte utilizando a própria morte.
37- Juízes 6.32. A destruição da imagem de Baal gerou uma revolta por parte
dos midianitas.
38- Juízes 6.34. Vejam para que Deus reveste um homem com seu Espírito: para
que aquela pessoa toque uma trombeta e convoque uma guerra contra o inferno.
39- Juízes 7.1. Harode (charode)
“terror”.
40- Juízes 7.3. Medroso (chared).
41- Juízes 7.13. O sonho e sua interpretação foram inspirados por Deus para aumentar
a confiança do povo na força de Gideão.
42- Juízes 7.19. Cornetas e jarros.
43- Juízes 7.22. Zezerá (“opressão”);
Bete-Sita (“casa da Acácia”); Abel-Meolá (“campina da dança”); Tabate (“celebrado”).
44- Juízes 7.24. Bete-Bara (“casa
do vau”).
45- Juízes 7.25. Orebe (“corvo”) e
Zeebe (“lobo”).
46- Juízes 8.1. A inveja após a vitória.
47- Juízes 8.10. Zeba (“sacrifício”)
e Salmuna (“sem sombra”, “sem proteção”).
Nenhum comentário:
Postar um comentário