1-
11.3 Nos livre (Hb. Yasha’, “salvação”, termo
que dá origem ao nome yehoshua’, “Jesus”).
2-
O cap. 11 começa bem esperançoso. A palavra yasha’ (“salvação”,
“libertação”) parece três vezes (versículos 3, 9 e 13).
3-
Aqui, Deus humilha as pessoas que duvidaram de Saul, dizendo “como
este jovem poderá nos salvar?”.
4-
Deus traz a resposta: “Pelo poder do Espírito Santo”.
5-
Segundo os manuscritos do Mar Morto (4QSama), Naás já havia arrancado
os olhos de muitos judeus.
6-
Mas 7 mil homens escaparam e se refugiaram em Jabes Gileade.
7-
Arrancar o olho direito deixaria os homens em eterna escravidão, pois
nas batalhas o olho esquerdo era geralmente coberto pelo escudo, sobrando
apenas o direito para enxergar o inimigo.
8-
Ou seja, a serpente não queria destruir, mas escravizar.
9-
É isso que a serpente continua fazendo até hoje.
10-
Até o momento em que o Espírito de Deus toma um homem e este “desfaz
as obras do inimigo”.
11-
O interessante é que o tema da serpente relacionada ao único olho é
muito comum.
12-
Os illuminati;
13-
Trinacria;
14-
O Dajal (Al-Masih Ad-Dajal, “o falso Messias”) – Só tem um olho;
15-
O olho de Horus - Segundo uma lenda, o olho esquerdo de Hórus
simbolizava a Lua e o direito, o Sol. Durante uma luta, o deus Seth arrancou o
olho esquerdo de Hórus, o qual foi substituído por este amuleto, que não lhe
dava visão total, colocando então também uma serpente sobre sua cabeça. Depois
da sua recuperação, Horus pôde organizar novos combates que o levaram à vitória
decisiva sobre Seth.
16-
Odin: Quanto ao elevado saber de Odin, relata-se que nem sempre foi
assim, sábio e mágico poderoso; ávido por conhecer todas as coisas, quis beber
da fonte da Sabedoria, onde o freixo Yggdrasill mergulha uma das raízes; mas
Mímir, seu tio, o guardião da fonte, sábio e prudente, só lhe concedeu o favor
com a condição de que Ódin lhe desse um de seus olhos.
17-
O terceiro olho: Ajna chakra, buidismo, Hinduísmo, Surat Shabda Yoga e
Rosacruzes.
18-
O olho de Sauron: Senhor dos Anéis.
19-
Quando se fala da serpente, outro paralelismo é encontrado nesta
citação. Como já falamos, Sauron podia adotar diversas formas. Durante a
Primeira Era, sua forma costumeira parece ter sido a de um feiticeiro escuro,
exercendo a função de comandante de várias criaturas malignas, em especial os
Lobisomens. Foi nesta época que Sauron assumiu a forma de um lobo monstruoso em
Tol-em-Gaurhoth para lutar contra Huan. Durante
essa batalha, Sauron se transformou em uma serpente:
20-
“Contudo, nem feitiço nem encanto, nem garra nem veneno, nem arte
demoníaca nem força animal, nada conseguiu derrubar Huan de Valinor. E ele
abocanhou o adversário pela garganta e o dominou. Sauron, então, mudou de
forma, de lobo para serpente, e de monstro para sua forma costumeira, mas não
conseguiu se livrar de Huan sem abandonar totalmente seu corpo. Antes que seu
espírito imundo deixasse sua casa sinistra, Lúthien veio até ele e disse que
ele perderia sua vestimenta de carne, e seu espectro seria mandado trêmulo de
volta a Morgoth” (J.R.R Tolkien, O Silmarillion, pg 114)
21-
Jesus (yehoshua’), porém, é aquele que traz a salvação (yasha’),
e destrói o império do olho.
22-
ישׁוּע
23-
“A mão que destrói o estabelecimento do
olho”.
24-
11.2 Vergonha (Hb. cherpah).
A serpente sente prazer em envergonhas as pessoas, em humilhá-las.
25-
Quando vezes não encontramos pessoas assim dentro da própria igreja?
26-
O curioso é que a palavra cherpah (“vergonha”) está
relacionada com charaph, que significa “desposar”.
27-
Isso porque Jesus deixa que sua noiva passe certas aflições de modo
que possa estar burilada e preparada.
28-
“E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias
tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança e a perseverança,
experiência; e a experiência, esperança” (Romanos 5.3-4).
29-
“Ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que
tu não conhecias, nem teus pais o conheciam, para te dar a entender que não só
de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do SENHOR viverá o
homem” (Deuteronômio 8.3).
30-
11.6 O Espírito se apossou de Saul
(Hb. tsalach).
Essa expressão só havia sido usada para ilustrar o modo como o Espírito Santo
se relacionava com Sansão (Juízes 14.6, 19; 15:14).
31-
Saul é, então, representado como um “super juiz”, mas não como um rei.
32-
Semelhanças entre Saul e os juízes:
33-
Divide suas tropas em três partes (v. 11) como Gideão (Juízes 7.16);
34-
Quando corta o touro em pedaços (v. 7) lembramos do final do livro de
juízes (Juízes 19.29);
35-
Saul é apresentado como um “salvador” (Hb. moshiya`) assim como
Otoniel e Eúde (Juízes 3.9, 15).
36-
Gibeá, que antes era quase que como uma Sodoma (Juízes 19-21), agora é
usada para trazer a salvação ao povo.
37-
Mais uma vez, Deus mostra que sem Ele, “nada podemos fazer” (João 15.5).
38-
11.14 Renovemos o reino (Hb. chadash).
Para renovar, é sinal de que a primeira parte havia algo que deteriorara.
39-
Mas qual reino será renovado, o de Saul ou o de Yaweh?
40-
Robert Vannoy defende que Samuel estava convidando o povo a renovar
sua aliança com Yaweh e reconhecer novamente a soberania do Senhor.
41-
O povo havia rejeitado o Senhor ao pedir um rei humano. Era, portanto,
necessário que a aliança com o Senhor fosse renovada.
muito interessante ... a verdade prevalece sempre
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