quinta-feira, 4 de abril de 2013

Desvendando a Arca - Culto Bola de Neve Niterói, 4 de abril de 2013


“E ordenaram ao povo, dizendo: Quando virdes a arca da Aliança do SENHOR, vosso Deus, e que os levitas sacerdotes a levam, partireis vós também do vosso lugar e a seguireis” (Josué 3.3).

1- A palavra hebraica para arca é ‘aron, que vem de ‘arah, e traz a ideia de “reunir” ou “colher” (Cantares 5.1).

2- Ou seja, a arca é uma caixa, e caixas servem guardar coisas.

3- No caso da arca, esta guardava, segundo Hebreus 9.4, os seguintes objetos:

a)      a vara de Arão (Hb. matteh, vem de mat, , “contém água”. O ramo novo ainda contém água (da palavra, da purificação), por isso, pode ser dobrado e deixado ao sol para tomar a forma desejada. Símbolo de chamado e autoridade);

b) as tábuas da lei (Hb. Luach, relacionada a lach, “ramo verde” (Gênesis 30.37), “úmido”, pois geralmente as leis eram escritas em tábuas de argila e depois colocadas no sol para secar e conservar o escrito. “Símbolo de comunhão com Deus e fidelidade às suas palavras);

c) e o vaso de ouro com o maná (Hb. tsintseneth, relacionado a tsen, “espinho” e a tsone’, “rebanho”. O homem, enquanto vaso (tsintseneth), pode ser cheio de demônios, tornando-se um espinho (tsen) que fura, machuca e traz sofrimento, ou cheio do maná, tornando-se uma ovelha (tsone’) de Cristo, fiel às suas palavras. Símbolo do homem enquanto vaso escolhido que guarda as palavras de Deus).

4.      O homem que tem dentro de si tais elementos é como a arca, pois através de sua pregação reúne o povo de Deus em um mesmo espírito e participa da colheita do trigo e da identificação e eliminação do joio.

5.      A palavra arca (‘aron) também pode ser traduzida por “caixão”, como em Gênesis 50.26.

6.      Ao mesmo tempo em que a arca (‘aron) traz a luz (‘or), ela também pode trazer a morte, pois nada que é impuro pode se aproximar da arca.

7.      “Assim vocês ficarão sabendo para onde ir, pois nunca passaram por esse caminho. Porém não cheguem perto da arca; fiquem longe dela mais ou menos um quilômetro” (Josué 3.4).

8.      O povo não poderia se aproximar da arca. Mas os sacerdotes e levitas sim, pois haviam passado por um ritual de purificação.

9.      Nós, porém, fomos feitos reis e sacerdotes por Jesus, somos um “sacerdócio real” (Gr. basilian ieris). Temos acesso à arca se nos purificarmos adequadamente.

10.    Muitos, porém, que se achegaram à arca impuros, acabaram morrendo, tanto física quanto espiritualmente.

11.    Quem quer se achegar à arca?

12.    Então, que se purifique a si mesmo.

13.    A palavra hebraica para arca (‘aron) se relaciona também com o termo ‘averah, que significa “curral” (2 Crônicas 32.28).

14.    O cristão que é como a arca, cheio da presença de Deus, leva as ovelhas de Jesus para o lugar seguro, para o esconderijo do altíssimo.

15.    A palavra “arca” (‘aron) também se relaciona com o termo “luz” (‘or), como em Gênesis 1.3: “Haja luz e houve luz”.

16.    Isso porque a caixa (arca) é usada para colocar objetos em ordem, e a luz é necessária para ordenar qualquer coisa, pois traz à tona o que está fora do lugar.

17.    Os verdadeiros cristãos, enquanto arcas, também funcionam para colocar as coisas em ordem através da luz da Palavra de Deus, que traz à tona tudo que está errado.

18.    A palavra arca (‘aron) também se relaciona com o termo “fogo” (‘ur).

19.    O cristão que tem dentro de si os elementos da arca produz um fogo cujo calor dissipa toda frieza espiritual e cuja luz espanta toda treva.

20.    Além disso, o fogo que queima o incenso (símbolo da oração) é o que nos permite entrar na presença de Deus sem morrermos pelo poder do Senhor.

21.    “Ali, na presença do SENHOR, ele porá o incenso no fogo para que a fumaça cubra a tampa da arca da aliança. Assim, Arão não morrerá” (Levítico 16.13).

22.    A arca (‘aron) também se relaciona com a palavra me’urah que significa “cova” ou “ninho de cobras” (Isaías 11.8).

23.    O poder que está na arca (‘aron) nos capacita a invadirmos o ninho da serpente (me’urah) e resgatarmos as vidas que lá estão aprisionadas.

24.    A arca traz vida e nos protege da morte eterna.











Nenhum comentário:

Postar um comentário