“E
ordenaram ao povo, dizendo: Quando virdes a arca da Aliança do SENHOR, vosso
Deus, e que os levitas sacerdotes a levam, partireis vós também do vosso lugar
e a seguireis” (Josué 3.3).
1- A
palavra hebraica para arca é ‘aron, que vem de ‘arah, e traz a ideia de
“reunir” ou “colher” (Cantares 5.1).
2- Ou
seja, a arca é uma caixa, e caixas servem guardar coisas.
3- No
caso da arca, esta guardava, segundo Hebreus 9.4, os seguintes objetos:
a) a vara de Arão (Hb. matteh, vem de mat, , “contém
água”. O ramo novo ainda contém água (da palavra, da purificação), por isso,
pode ser dobrado e deixado ao sol para tomar a forma desejada. Símbolo de
chamado e autoridade);
b) as
tábuas da lei (Hb. Luach, relacionada a lach, “ramo verde” (Gênesis 30.37),
“úmido”, pois geralmente as leis eram escritas em tábuas de argila e depois
colocadas no sol para secar e conservar o escrito. “Símbolo de comunhão com
Deus e fidelidade às suas palavras);
c) e o
vaso de ouro com o maná (Hb. tsintseneth, relacionado a tsen, “espinho” e a
tsone’, “rebanho”. O homem, enquanto vaso (tsintseneth), pode ser cheio de
demônios, tornando-se um espinho (tsen) que fura, machuca e traz sofrimento, ou
cheio do maná, tornando-se uma ovelha (tsone’) de Cristo, fiel às suas
palavras. Símbolo do homem enquanto vaso escolhido que guarda as palavras de
Deus).
4. O homem que tem dentro de si tais
elementos é como a arca, pois através de sua pregação reúne o povo de Deus em
um mesmo espírito e participa da colheita do trigo e da identificação e
eliminação do joio.
5. A palavra arca (‘aron) também pode ser
traduzida por “caixão”, como em Gênesis 50.26.
6. Ao mesmo tempo em que a arca (‘aron) traz
a luz (‘or), ela também pode trazer a morte, pois nada que é impuro pode se
aproximar da arca.
7. “Assim vocês ficarão sabendo para onde ir,
pois nunca passaram por esse caminho. Porém não cheguem perto da arca; fiquem
longe dela mais ou menos um quilômetro” (Josué 3.4).
8. O povo não poderia se aproximar da arca.
Mas os sacerdotes e levitas sim, pois haviam passado por um ritual de
purificação.
9. Nós, porém, fomos feitos reis e sacerdotes
por Jesus, somos um “sacerdócio real” (Gr. basilian ieris). Temos acesso à arca
se nos purificarmos adequadamente.
10. Muitos, porém, que se achegaram à arca
impuros, acabaram morrendo, tanto física quanto espiritualmente.
11. Quem quer se achegar à arca?
12. Então, que se purifique a si mesmo.
13. A palavra hebraica para arca (‘aron) se
relaciona também com o termo ‘averah, que significa “curral” (2 Crônicas
32.28).
14. O cristão que é como a arca, cheio da
presença de Deus, leva as ovelhas de Jesus para o lugar seguro, para o
esconderijo do altíssimo.
15. A palavra “arca” (‘aron) também se relaciona
com o termo “luz” (‘or), como em Gênesis 1.3: “Haja luz e houve luz”.
16. Isso porque a caixa (arca) é usada para
colocar objetos em ordem, e a luz é necessária para ordenar qualquer coisa,
pois traz à tona o que está fora do lugar.
17. Os verdadeiros cristãos, enquanto arcas,
também funcionam para colocar as coisas em ordem através da luz da Palavra de
Deus, que traz à tona tudo que está errado.
18. A palavra arca (‘aron) também se relaciona
com o termo “fogo” (‘ur).
19. O cristão que tem dentro de si os elementos
da arca produz um fogo cujo calor dissipa toda frieza espiritual e cuja luz
espanta toda treva.
20. Além disso, o fogo que queima o incenso
(símbolo da oração) é o que nos permite entrar na presença de Deus sem
morrermos pelo poder do Senhor.
21. “Ali, na presença do SENHOR, ele porá o
incenso no fogo para que a fumaça cubra a tampa da arca da aliança. Assim, Arão
não morrerá” (Levítico 16.13).
22. A arca (‘aron) também se relaciona com a
palavra me’urah que significa “cova” ou “ninho de cobras” (Isaías 11.8).
23. O poder que está na arca (‘aron) nos
capacita a invadirmos o ninho da serpente (me’urah) e resgatarmos as vidas que
lá estão aprisionadas.
24. A arca traz vida e nos protege da morte
eterna.
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