"Fortificando a Casa" (2 Crônicas 11.4-6).
1- Quem é esse homem que desejou
lutar contra seus irmãos?
2- Seus irmãos eram ímpios, mas
eles tomaram o reino de Roboão pois ele preferiu ouvir o povo, e não a Deus.
3- Semelhante à Igreja de Laodiceia
(Gr. Laós, “povo” + dike, “justiça”).
4- Roboão (Hb. Rechav’am, ou seja,
rechav, “alargar”; rechov, “rua”; rechovot, “ruas”, “caminhos” + ‘am, “povo”,
“massa”, ou seja, “aquele que foi alargado pelo povo e não por Deus” ou “uma
multidão de soberba”).
5- Roboão também se relaciona com
rachav, que significa “soberbo” (Salmos 101.5), “orgulhoso” (Provérbios 21.4)
ou “cobiçoso” (Provérbios 28.25).
6- Portanto, Roboão era um homem
alargado pelo povo, e não por Deus.
7- Recabias (Hb. rechavyah,
“alargado por Yehovah”). Neto de Moisés, único filho de Eliezer, mas cujos
filhos “se multiplicaram grandemente”, pelo poder de Deus (1 Crônicas 23.17).
8- Roboão, pelo contrário, não foi
engrandecido por Deus, pois preferiu seguir conselhos de homens e não do
Senhor.
9- Cuidado com os elogios e
conselhos do povo, eles podem vir diretamente do poço do inferno.
10- Exemplo: Salmo 1
(conselho dos ímpios) e a jovem com espírito de adivinhação (Atos 16.16).
11- Roboão foi um homem
traído por seus falsos amigos e por sua vaidade.
12- Mas nos três anos em que
serviu a Deus, tudo deu certo em sua vida (2 Crônicas 11.17).
13- E você, está disposto a
servir a Deus quantos anos?
14- O capítulo 11 de 1
Crônicas é uma história em aberto. Mostra um homem que fez tudo certo em seus
primeiros anos de reinado.
15- Cabe a nós decidirmos de
continuaremos no caminho correto ou nos desviaremos da verdade, ficando
sujeitos a todo tipo de males.
16- Vejamos as coisas
corretas que Roboão fez para que possamos aprender o caminho certo.
17- Semaías (Hb. Shma’yahu,
“Yeovah escutou” ou “escutado por Yahovah”).
18- O homem de Deus ouve a
voz do Senhor porque, antes, deu ouvidos à palavra de Deus e seguiu seus
mandamentos.
19- O que o homem que ouve a
voz de Deus disse?
20- “Não brigue contra seus
próprios irmãos!” (2 Crônicas 11.4).
21- 11.5 Habitou em
Jerusalém (Hb. yeshev biyrushalaim).
22- Pode ser traduzido como:
“Foi recompensado e encontrou-se em paz”.
23- Yeshev é traduzido por
“recompensou” em 2 Samuel 22.25 e yrushalaim pode significar “estabelecido em
paz” (Dicionário Strong) ou “ensinou paz” (Dicionário Brown-Driver-Briggs),
24- Quando obedecemos a
Deus, freamos nosso ódio e perdoamos nossos irmãos que nos ofenderam, recebemos
a paz que excede todo entendimento.
25- 11.6 E Fortificou a
Belém (Hb. vayben 'eth-bêyth-lechem).
26- Essa expressão pode
traduzida por “e entendeu a casa do pão” (1 Samuel 3.8) ou “e explicou a casa
do pão” (Daniel 9.22).
27- Quando Roboão obedeceu a
Deus, o Senhor ensinou-lhe que o rei deve meditar na palavra de Deus, que é o
pão da vida, de dia e de noite (Deuteronômio 17:18-19), pois “nem só de pão
vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus” (Deuteronômio 8.3).
“Quando o rei começar a governar, mandará fazer uma cópia da lei de Deus
que está no livro guardado pelos sacerdotes levitas. Ele deverá ficar com essa
cópia e todos os dias da sua vida lerá a lei, para que aprenda a temer o
SENHOR, nosso Deus, e para que sempre obedeça fielmente a todas as leis e a
todos os mandamentos” (Deuteronômio 17:18-19).
28- Roboão fortificou Belém,
ou seja, ele entendeu que é dependente da Palavra de Deus e ensinou o povo a
depender do Senhor.
29- Quando Roboão se
desviou, também o povo desviou-se junto com ele (2 Crônicas 12.1).
30- Esse é o perigo do
líder. Há uma grande responsabilidade sobre sua vida, pois “a quem muito é
dado, muito lhe será cobrado” (Lucas 12.18).
31- Muito foi dado por Deus
ao rei Roboão, e muito lhe foi cobrado.
32- E seu eu disser que eu e
vocês somos “reis e sacerdotes”:
“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo
adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas
para a sua maravilhosa luz” (1 Pedro 2.9).
“e nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai, a ele, glória e poder
para todo o sempre. Amém!” (Apocalipse 1.6).
“e para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre
a terra” (Apocalipse 5.10).
33- Quando o líder erra, ele
oferece um mau exemplo a todo o povo. Ser líder é uma responsabilidade muito
grande.
34- Quando Roboão errou,
todo o povo foi induzido ao erro.
35- Voltemos, porém, à parte
em que Roboão estava em comunhão com Deus.
36- Vejamos, então, as
cidades que Roboão edificou:
37- Belém (Hb. beyth
lechem). A “casa do pão” ou “casa do alimento”.
38- Etã (Hb. ‘eytham, de , “olhar
e conter”, animal de rapina). A “toca das bestas selvagens” (Dicionário
Brown-Driver-Briggs). Locas do id freudiano, da trieb (pulsão) e dos instinct,
os instintos mais selvagens.
39- Tecoa (Hb. teqoa’,
relacionado a taqoa’, “empurrar”, “soprar”, “trombeta”). A “cerca” ou “barreira
de defesa”, feita com toras enfiadas no chão.
40- Bete-Zur (Hb. beyth tsur). A “casa
da rocha”. Ou seja, a casa “edificada sobre a rocha” (Mateus 7.24-25).
“Quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um
homem sábio que construiu a sua casa na rocha. Caiu a chuva, vieram as
enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Porém ela não caiu
porque havia sido construída na rocha” (Mateus 7.24-25).
41- Socó (Hb. soko).
“Tenda”, “tabernáculo”. Ou seja, entender que nossa morada neste mundo é
provisória, pois somos “forasteiros nesta terra” (1 Pedro 2.11).
42- Adulão (Hb. ‘adlay).
“Justiça do povo” (Brown-Driver-Briggs).
43- Gate (Hb. gath).
“Lagar”, “local onde se espremem as uvas”. O sangue do cordeiro derramado que
perdoa os pecados e purifica a alma. Jesus comparou o fruto da vide a seu
sangue.
44- Maressa (Hb. mareshah,
de ro’sh, “cabeça”). “Coroa” (Jeremias 13.18), “líder”, “cabeça”, “aquele que
tem domínio” (Brown-Driver-Briggs).
45- Zife (Hb. ziyph).
“Fluir” (Strong), “proteção” (Brown-Driver-Briggs), “piche” (Êxodo 2.3), serve
para selar a arca e pavimentar as estradas.
46- Adoraim (Hb. , de ‘adar,
“expandir”, “magnificência”) “Dupla glória” (Brown-Driver-Briggs).
47- Laís (Hb. lâkı̂ysh).
“Invencível” (BDB).
48- Azeca (Hb. ‛ăzêqâh).
“Cultivar”, “trabalhar a terra”, “cavar e semear” (Strong).
49- Zorá (Hb. tsor‛âh).
“Vespas”. Instrumento de Deus para derrotar os inimigos:
“Também enviarei vespas (hb. tsir’ah) diante de ti, que lancem os
heveus, os cananeus e os heteus de diante de ti” (Ex 23.28).
“Além disso, o SENHOR, teu Deus, mandará entre eles vespões, até que
pereçam os que ficarem e se esconderem de diante de ti” (Dt 7.20).
“Enviei vespões adiante de vós, que os expulsaram da vossa presença, bem
como os dois reis dos amorreus, e isso não com a tua espada, nem com o teu
arco” (Josué 24.12).
50- Aijalom (Hb. 'ayâlôn).
“Vale da corça”.
“Como suspira a corça (hb. ‘ayal) pelas correntes das águas, assim, por
ti, ó Deus, suspira a minha alma” (Salmos 42.1).
51- Hebrom (Hb. chebrôn).
“Associação”. Relacionado a cheber, “encantamento” (Isaías 47.12).
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