quarta-feira, 17 de abril de 2013

Pregação Bola de Neve Barra da Tijuca-RJ 17/04/13


"Fortificando a Casa" (2 Crônicas 11.4-6).

1- Quem é esse homem que desejou lutar contra seus irmãos?
2- Seus irmãos eram ímpios, mas eles tomaram o reino de Roboão pois ele preferiu ouvir o povo, e não a Deus.
3- Semelhante à Igreja de Laodiceia (Gr. Laós, “povo” + dike, “justiça”).
4- Roboão (Hb. Rechav’am, ou seja, rechav, “alargar”; rechov, “rua”; rechovot, “ruas”, “caminhos” + ‘am, “povo”, “massa”, ou seja, “aquele que foi alargado pelo povo e não por Deus” ou “uma multidão de soberba”).
5- Roboão também se relaciona com rachav, que significa “soberbo” (Salmos 101.5), “orgulhoso” (Provérbios 21.4) ou “cobiçoso” (Provérbios 28.25).
6- Portanto, Roboão era um homem alargado pelo povo, e não por Deus.
7- Recabias (Hb. rechavyah, “alargado por Yehovah”). Neto de Moisés, único filho de Eliezer, mas cujos filhos “se multiplicaram grandemente”, pelo poder de Deus (1 Crônicas 23.17).
8- Roboão, pelo contrário, não foi engrandecido por Deus, pois preferiu seguir conselhos de homens e não do Senhor.
9- Cuidado com os elogios e conselhos do povo, eles podem vir diretamente do poço do inferno.
10-        Exemplo: Salmo 1 (conselho dos ímpios) e a jovem com espírito de adivinhação (Atos 16.16).
11-        Roboão foi um homem traído por seus falsos amigos e por sua vaidade.
12-        Mas nos três anos em que serviu a Deus, tudo deu certo em sua vida (2 Crônicas 11.17).
13-        E você, está disposto a servir a Deus quantos anos?
14-        O capítulo 11 de 1 Crônicas é uma história em aberto. Mostra um homem que fez tudo certo em seus primeiros anos de reinado.
15-        Cabe a nós decidirmos de continuaremos no caminho correto ou nos desviaremos da verdade, ficando sujeitos a todo tipo de males.
16-        Vejamos as coisas corretas que Roboão fez para que possamos aprender o caminho certo.
17-        Semaías (Hb. Shma’yahu, “Yeovah escutou” ou “escutado por Yahovah”).
18-        O homem de Deus ouve a voz do Senhor porque, antes, deu ouvidos à palavra de Deus e seguiu seus mandamentos.
19-        O que o homem que ouve a voz de Deus disse?
20-        “Não brigue contra seus próprios irmãos!” (2 Crônicas 11.4).
21-        11.5 Habitou em Jerusalém (Hb. yeshev biyrushalaim).
22-        Pode ser traduzido como: “Foi recompensado e encontrou-se em paz”.
23-        Yeshev é traduzido por “recompensou” em 2 Samuel 22.25 e yrushalaim pode significar “estabelecido em paz” (Dicionário Strong) ou “ensinou paz” (Dicionário Brown-Driver-Briggs),
24-        Quando obedecemos a Deus, freamos nosso ódio e perdoamos nossos irmãos que nos ofenderam, recebemos a paz que excede todo entendimento.
25-        11.6 E Fortificou a Belém (Hb. vayben 'eth-bêyth-lechem).
26-        Essa expressão pode traduzida por “e entendeu a casa do pão” (1 Samuel 3.8) ou “e explicou a casa do pão” (Daniel 9.22).
27-        Quando Roboão obedeceu a Deus, o Senhor ensinou-lhe que o rei deve meditar na palavra de Deus, que é o pão da vida, de dia e de noite (Deuteronômio 17:18-19), pois “nem só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus” (Deuteronômio 8.3).
“Quando o rei começar a governar, mandará fazer uma cópia da lei de Deus que está no livro guardado pelos sacerdotes levitas. Ele deverá ficar com essa cópia e todos os dias da sua vida lerá a lei, para que aprenda a temer o SENHOR, nosso Deus, e para que sempre obedeça fielmente a todas as leis e a todos os mandamentos” (Deuteronômio 17:18-19).
28-        Roboão fortificou Belém, ou seja, ele entendeu que é dependente da Palavra de Deus e ensinou o povo a depender do Senhor.
29-        Quando Roboão se desviou, também o povo desviou-se junto com ele (2 Crônicas 12.1).
30-        Esse é o perigo do líder. Há uma grande responsabilidade sobre sua vida, pois “a quem muito é dado, muito lhe será cobrado” (Lucas 12.18).
31-        Muito foi dado por Deus ao rei Roboão, e muito lhe foi cobrado.
32-        E seu eu disser que eu e vocês somos “reis e sacerdotes”:
“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1 Pedro 2.9).
“e nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai, a ele, glória e poder para todo o sempre. Amém!” (Apocalipse 1.6).
“e para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra” (Apocalipse 5.10).
33-        Quando o líder erra, ele oferece um mau exemplo a todo o povo. Ser líder é uma responsabilidade muito grande.
34-        Quando Roboão errou, todo o povo foi induzido ao erro.
35-        Voltemos, porém, à parte em que Roboão estava em comunhão com Deus.
36-        Vejamos, então, as cidades que Roboão edificou:
37-        Belém (Hb. beyth lechem). A “casa do pão” ou “casa do alimento”.
38-        Etã (Hb. ‘eytham, de , “olhar e conter”, animal de rapina). A “toca das bestas selvagens” (Dicionário Brown-Driver-Briggs). Locas do id freudiano, da trieb (pulsão) e dos instinct, os instintos mais selvagens.
39-        Tecoa (Hb. teqoa’, relacionado a taqoa’, “empurrar”, “soprar”, “trombeta”). A “cerca” ou “barreira de defesa”, feita com toras enfiadas no chão.
40-        Bete-Zur (Hb. beyth tsur). A “casa da rocha”. Ou seja, a casa “edificada sobre a rocha” (Mateus 7.24-25).
“Quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Porém ela não caiu porque havia sido construída na rocha” (Mateus 7.24-25).
41-        Socó (Hb. soko). “Tenda”, “tabernáculo”. Ou seja, entender que nossa morada neste mundo é provisória, pois somos “forasteiros nesta terra” (1 Pedro 2.11).
42-        Adulão (Hb. ‘adlay). “Justiça do povo” (Brown-Driver-Briggs).
43-        Gate (Hb. gath). “Lagar”, “local onde se espremem as uvas”. O sangue do cordeiro derramado que perdoa os pecados e purifica a alma. Jesus comparou o fruto da vide a seu sangue.
44-        Maressa (Hb. mareshah, de ro’sh, “cabeça”). “Coroa” (Jeremias 13.18), “líder”, “cabeça”, “aquele que tem domínio” (Brown-Driver-Briggs).
45-        Zife (Hb. ziyph). “Fluir” (Strong), “proteção” (Brown-Driver-Briggs), “piche” (Êxodo 2.3), serve para selar a arca e pavimentar as estradas.
46-        Adoraim (Hb. , de ‘adar, “expandir”, “magnificência”) “Dupla glória” (Brown-Driver-Briggs).
47-        Laís (Hb. lâkı̂ysh). “Invencível” (BDB).
48-        Azeca (Hb. ăzêqâh). “Cultivar”, “trabalhar a terra”, “cavar e semear” (Strong).
49-        Zorá (Hb. tsorâh). “Vespas”. Instrumento de Deus para derrotar os inimigos:

“Também enviarei vespas (hb. tsir’ah) diante de ti, que lancem os heveus, os cananeus e os heteus de diante de ti” (Ex 23.28).

“Além disso, o SENHOR, teu Deus, mandará entre eles vespões, até que pereçam os que ficarem e se esconderem de diante de ti” (Dt 7.20).

“Enviei vespões adiante de vós, que os expulsaram da vossa presença, bem como os dois reis dos amorreus, e isso não com a tua espada, nem com o teu arco” (Josué 24.12).

50-        Aijalom (Hb. 'ayâlôn). “Vale da corça”.

“Como suspira a corça (hb. ‘ayal) pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma” (Salmos 42.1).

51-        Hebrom (Hb. chebrôn). “Associação”. Relacionado a cheber, “encantamento” (Isaías 47.12).


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