1-
19.2 Lugar
oculto (Hb. séther). Palavra que aparece pela primeira vez na Bíblia em Deuteronômio
(13.6; 27.15; 27.24), referindo-se a pessoas que escondiam seus ídolos em
locais secretos. O curioso é que na própria casa de Davi havia um ídolo
escondido, e esse ídolo o ajudou na fuga. Será que isso foi uma brecha na vida
de Davi?
2-
19.4 Não
peque (Hb. chata’). Se relaciona com chut, que significa “fio” ou
“corda”. Ao mesmo tempo em que cordas são usadas para amarrar como para medir
distâncias. Neste caso, a distância de afastamento da Palavra de Deus.
3-
19.5 Grande
livramento (Hb. teshu`ah ghedholâh). Pode ser
traduzido como “grande salvação”. A palavra “salvação” (teshu’âh)
tem a mesma raiz do nome Jesus (yehoshua’). Mais um ponto de contato entre Davi e
Jesus.
4-
19.5 Inocente
(Hb. naqiy).
Relacionado a yanaq, (“amamentar”). Inocente como uma criança de colo, que
ainda é amamentada.
5-
19.5 Sem causa (Hb. chinnam).
Relacionado a chen, “graça”. Ou seja, “de graça” ou “gratuitamente”.
6-
19.6 Atendeu
(Hb. vayyishma`).
O termo é shama’, “dar ouvidos”, no sentido de “obediência”. Relacionado
a shoma’,
“fama”. Quem obedece fica famoso como homem de Deus. O desobediente cria a fama
de rebelde.
7-
19.6 Voz
de Jônatas (Hb. qol yehonathan). A palavra voz (qol)
é semelhante a qalon (“escândalo”, “vergonha”, “repreensão”).
8-
19.6 E
jurou (Hb. vayyishâbha`). Relacionado a “sete” (sheva) e a “semana” (shevu’ah).
O juramento de Saul durou muito pouco, como se fosse apenas uma semana.
9-
19.7 Como
dantes (Hb. ke'ethmol shilshom). Literalmente, “como ontem três dias”. Dourou
pouco a bondade de Saul para Davi, período curto como três dias. Assim são as
promessas e juramentos dos ímpios.
10-
19.9 Davi ataca o
inimigo, e o contra ataque vem logo em seguida, através do espírito maligno que
habitava em Saul.
11-
19.9 Espírito
maligno (Hb. ruach ra’ah). Soa semelhante a “uma
direção que pastoreia” (ruach ro’eh).
12-
19.9 Lança
(Hb. chaniyth).
Relacionado a chanah (“inclinar-se”, “curvar-se”) e a chanan ("ser
gracioso" ou "ser repugnante").
13-
19.11 Mensageiros
(Hb. mal'ahiym).
Mesma palavra que é traduzida por “anjos”. Saul (“o oculto”, she’ol)
mandou anjos caídos assassinos atrás de Davi (“o amado”).
14-
19.11 Mical
(Hb. Miykhal).
“Riacho”, “águas rasas”. Pessoa rasa, com pouco discernimento espiritual, tanto
que buscava a ajuda dos demônios para tratar sua infertilidade, como os terafim que mantinha escondidos em sua
casa.
15-
19.13 Ídolo do lar (Hb. teraaphiym).
Relacionado ao termo raphah (“curar”, “médico”, “sarar”)
e a rapha’
(“morto”). Um ídolo relacionado à cura através da comunicação com os mortos. Por
isso, Segundo o comentário de Keil &
Delitzsch, Mical mantinha um ídolo para ajudá-la em sua infertilidade,
assim como havia feito Raquel (Gênesis 31.19).
16-
19.13 Pelos
de cabra (Hb. ‘izziym). Plural de ‘az, de ‘azaz,
relacionado a ‘aza’zel, o “bode expiatório” (Levítico 16.8). Na mitologia, um
demônio semelhante ao fauno, com uma união de características humanas e de
cabra. Relacionado a baphomet, ou o “bode de Mendes”.
17-
Quem se inclina para Deus, tona-se gracioso e usa sua
lança para fazer o bem. Aquele que se inclina para o mal, torna-se repugnante e
usa sua lança para matar.
18-
19.13 Manto
(Hb. beged).
Pode significar "desonestidade" ou "engano".
19-
19.22 Poço
(Hb. bor).
Procede de bur (“tornar claro”, “clarificar”, “explicar”, “provar”). Ali,
Deus provou novamente a Saul que ele estava no caminho errado, deu-lhe mais uma
chance de arrependimento.
20-
19.22 Seco
(Hb. Seku).
Significa "sobrepujar". Ali, mesmo contra a vontade de Saul, a
vontade de Deus dominou e sobrepujou a ira do rei desviado.
21-
19.24 Despiu
sua túnica (Hb. Beged). A mesma palavra utilizada
para o manto que Mical colocou sobre o ídolo.
22-
Significa "desonestidade" ou "engano".
Mesmo contra sua vontade, Saul se despiu de toda desonestidade e engano, pelo
poder do Espírito Santo.
23-
19.24 Deitado
(Hb. Naphal).
Pode significar também "falhar" ou "ficar aquém".
Relacionado a nephilim, os anjos
caídos.
24-
19.24 Em
terra (Hb. 'Arum). Pode significar "nu", "descoberto",
"astuto", "sagaz", "sensato" ou
"prudente".
25-
20.1 Culpa
(Hb. 'Avon).
Significa "perversidade", "depravação".
26-
20.5 Campo
(Hb. Sadeh).
Tem mesma origem que shed ("demônio"), relacionado
a shud,
"destruir", "arruinar", "devastar".
27-
20.19 Ezel
(Hb. 'Ezel).
"Partida". Vem de 'azal, "estar consumido,
exausto, desaparecido, evaporado".
28-
20.20 Flecha
(Hb. Chets).
Relacionado a chatsats ("dividir", " ser cortado",
"ser eliminado").
29-
20.28 Pediu
encarecidamente (Hb. sha'al). Termo diretamente
relacionado a sha'ul, Saul.
30-
20.30 Vergonha
(Hb. Bosheth).
Saul diz que seu filho Jônatas (Hb. Yehonathan, "presente de Yaweh)
está trazendo vergonha para ele.
31-
Mas a vergonha (Hb. Bosheth) veio por meio do
outro filho de Saul, que seguiu os caminhos pecaminosos de orgulho e arrogância
de seu pai: Isbosete (Hb. 'Iysh-Bosheth,
"filho da vergonha").
32-
O filho de Jonatas, pelo contrário, foi Mefibosete,
ou seja, "exterminando a vergonha" ou "despedaçando o
ídolo".
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