sábado, 24 de agosto de 2013

1 Samuel – Aula 20



1-    21.11 Rei de sua terra (Hb. melekh hâ'ârets). Em hebraico, “rei da terra”, que pode ser entendida como o planeta (Gn. 1.1).
2-    Os filisteus reconhecem Davi como rei, enquanto o próprio povo de Israel ignorava tal realidade.
3-    21.11 Cantava (Hb. ya’anu). Soa semelhante a ye’annu, “humilhava” ou “afligia” (Êxodo 1.12 e Salmos 94.5).
4-    Ou seja, a fama se espalhou até à terra dos filisteus, de modo que Davi viu o alto preço que se paga por ser famoso. Somos conhecidos pelos filhos de Deus, mas também pelos filhos das trevas.
5-    21.12 Estas palavras (Hb. haddevariym hâ'êlleh). Soa muito parecido com haddevoriym hâ'âlâh, “abelhas da maldição”.
6-    Aquelas palavras eram como abelhas que aferroavam Davi. O cântico, que antes era de elogio, tornou-se agora motivo de maldição ('âlâh) e aflição (ye`annu).     
7-    21.12 Guardou... considerando consigo mesmo (Hb. vayyasem... bilvavo). O verbo guardar (Hb. sum) pode ser traduzido como “enviou” (Êxodo 15.26), e levav significa “coração”. Ou seja, “Davi enviou aquelas palavras ao seu coração”.
8-    21.12 Teve muito medo de Aquis (Hb. vayyirâ' me'odh mippenêy 'âkhiysh). “Temeu muito a face daquele que aterroriza”, ou “temeu muito diante daquele que é apenas um homem”.    
9-    21.13 Se contrafez (Hb. vayshanno). “Ele se alterou”. Soa muito semelhante a veyâshnu (“durmam”) e a vayyishnu (“repetir”).
10-                     21.13 Seu comportamento (Hb. tha`mo). Pode ser traduzido como “seu gosto” (Números 11.8).
11-                     Assim como fez Davi, temos que deixar de apreciar as coisas de Gate, e não termos medo de nos fazermos de loucos perante os filisteus.
12-                     21.13 Deixava correr saliva pela barba (Hb. vayyoredh riyro 'el-zeqâno). Os comentaristas Jamieson, Fausset, and Brown explicam que o ato de sujar a barba era considerado tão indigno que somente um louco poderia fazer aquilo.
13-                     Simbolicamente, segundo o Rabbi Aron Moss, a barba tem uma grande importância para o judeu, inclusive de natureza cabalística. As mãos, por exemplo, simbolizam a capacidade de dar e receber. Os pés, a capacidade de progredir.
14-                     A barba, por sua vez, representa a capacidade do homem de fazer com que seus pensamentos fluam para seu corpo, para que sua mente se conecte ao coração, como a barba que sai da cabeça e desce para o restante do corpo.
15-                     A barba é a ponte entre a mente e o coração, entre os pensamentos e ações, teoria e prática, boas intenções e boas ações.
16-                     Além disso, a barba servia para diferenciar o judeu dos demais povos pagãos, que raspavam a cabeça ou cortavam seus cabelos de forma totalmente redonda.
17-                     Para a cabala, a barba também representa a conexão entre a força divina que desce até à alma humana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário